Aparecida terá Telematrícula

06/12/2012 - 15:52

O serviço, lançado hoje, funcionará pela primeira vez no município e vai disponibilizar 11.450 novas vagas para as escolas municipais e 1.210 para os Cmeis.

Aparecida de Goiânia, 05 de dezembro de 2012  A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou nesta quinta-feira, 06, o sistema informatizado de matrícula nas unidades escolares municipais, o Telematrícula. O objetivo é dar mais conforto aos pais na hora de matricular seus filhos em alguma unidade escolar. “As matrículas agora serão feitas de casa, via telefone ou pela Internet. Além disso, o sistema vai nos orientar sobre a demanda na rede pública de ensino e onde há mais necessidade de vagas”, explicou o secretário de Educação, Domingos Pereira. A solenidade de lançamento da telematrícula foi realizada no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que contou com a presença de secretários da administração municipal, vereadores, servidores e demais membros da comunidade escolar.

Esta é a primeira vez que o serviço funcionará no município vai disponibilizar 11.450 novas vagas para o ensino fundamental nas escolas municipais e 1.210 vagas para educação infantil nos Centros Municipais de Educação Integral (Cmeis). “Queremos agilizar o processo de matrícula dos alunos novatos na rede municipal de educação, além de melhorar o atendimento, já que os pais e responsáveis não precisarão mais se deslocar às unidades”, contou o prefeito Maguito Vilela, lembrando que as vagas dos alunos veteranos está garantida para o próximo ano letivo e, por isso, não precisam acionar o serviço de Telematrícula. Segundo Maguito, somente quem quiser fazer a transferência de uma escola para outra deve solicitar o encaminhamento na escola onde estuda e levar até a sua unidade de preferência.

Durante o lançamento do Telematrícula, foi realizada a primeira matrícula online, para demonstrar o funcionamento do novo sistema. O pai Roberto Barbosa em poucos minutos realizou a pré-matrícula da filha Maria Eduarda Barbosa, no 2° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo, situada no setor Expansul. “O sistema é rápido e eficiente. Isso vai facilitar a vida de muitas mães e pais”, pontuou Roberto Barbosa, aprovando o novo sistema.

PRAZO - Os pais ou responsáveis terão do dia 3 de janeiro e ao dia 10 do mesmo mês para fazer a pré-matrícula de seus filhos. Para isso, os interessados em uma das vagas nas 60 escolas municipais ou nos 09 Cmeis, devem ligar para o número – 0800 940 0040 ou acessar o site da prefeitura pelo endereço www.aparecida.go.gov.br. Feito a reserva de vagas, um protocolo será gerado pelo sistema e os pais terão até o dia 17 de janeiro para comparecer à escola indicada no ato da telematrícula e efetivar a matrícula dos filhos.

“É importante frisar que o sistema da telematrícula será todo informatizado e vai encaminhar o aluno para a unidade escolar mais próxima de sua casa”, frisou Domingos. O secretário lembrou também que é importante que os pais não deixem para realizar a telematrícula no último dia, porque o sistema pode congestionar com o possível aumento da demanda. “São nove dias de prazo, por isso os pais devem ficar atentos e não deixar para última hora, correndo o risco de não conseguir matricular seus filhos”, salientou.

Fonte: Ana Clara Dias - Secom
Foto: Valdir Antunes