Aparecida de Goiânia, 20 de novembro de 2013 – Dezenas de pessoas participaram na tarde desta quarta-feira (20), da 1ª Caminhada Pela Igualdade Racial promovida pelo Fórum Permanente da Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia. Com o tema “Cultura da Paz – Diga Não às Drogas, Diga Não ao Racismo, Diga Não à Homofobia, Diga Não ao Preconceito Cultural e Diga Não à Violência Contra as Mulheres”, o evento marcou as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi de Palmares (1695). O objetivo foi lembrar a resistência do negro à escravidão e a sua inserção na sociedade brasileira.
De acordo com o diretor da Assessoria Especial da Igualdade Racial e Direitos Humanos de Aparecida de Goiânia, André Luiz de Souza, a data, que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, é importante não só para o povo negro ou minorias, mas para toda a população brasileira. “Zumbi foi símbolo da resistência contra o racismo e desigualdade racial no Brasil que até hoje tem influenciado na disparidade social e na pobreza desse país. Precisamos de dias assim para refletir sobre os diversos grupos étnicos brasileiros e acabar de vez com essa disparidade”, ressaltou.
A Caminhada Pela Igualdade Racial saiu da Praça da Matriz no Centro de Aparecida e seguiu até o Monumento das Raças, localizado na Avenida Independência, Residencial Village Garavelo. Participaram do evento, representantes de escolas municipais e estaduais, lideranças políticas e religiosas, movimentos sociais e comunitários e ONGs. “Graças à sensibilidade do prefeito Maguito Vilela, ações e iniciativas como esta são promovidas o ano inteiro com objetivo de desenvolver uma sociedade livre da desigualdade social”, salientou André Luiz.
Também estiveram presentes na caminhada, o Presidente da Associação Cultural Romani Brasil (Movimento Cigano), Alekssandro Castillo; Presidente da Associação Quilombola Urbana do Jardim das Cascatas, Maria Lúcia das Dores Ferreira; representante do movimento Matriz Africana, Jesus da Conceição; representante do movimento Pró-Cultura de Aparecida de Goiânia, Geraldo Silva; líder do movimento Mais Cultura e superintendente da Secretaria de Cultura, Redelson Tomaz; representante da Associação de Mulheres e Donas de Casa de Aparecida, Célia Maria; representante da juventude aparecidense. José Luiz Teodoro; presidente do Instituto da Família, Cícero José da Silva; vereadores Eder do Esquinão e delegada Cibele e outras autoridades e lideranças políticas locais.
COMENDA ZUMBI DOS PALMARES – No mesmo dia o Diretor de Igualdade Racial de Aparecida, André Luiz de Souza, recebeu a Comenda Zumbi dos Palmares, acompanhada do Troféu Abdias Nascimento. A homenagem é dedicada a órgãos públicos que se destacaram na defesa da superação do racismo institucional, com a adoção de políticas de ações afirmativas. “Quem ganha essa comenda é a Gestão Municipal e todo o povo de Aparecida”, afirmou André Luiz.
Iniciativa da Secretaria de Políticas Para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), o evento homenageou pessoas físicas e jurídicas que sobressaíram durante o ano em ações contra a discriminação e que contribuíram com o fortalecimento da igualdade racial no Estado. Onze personalidades também receberam a Comenda Zumbi dos Palmares, composta por 12 troféus.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)