Aparecida de Goiânia, 19 de setembro de 2014 – De hoje até domingo, dia 21 de setembro, os apaixonados pela beleza exótica das orquídeas poderão conferir vários exemplares durante a 2° edição da exposição “Orquídeas e Flor do Deserto”, realizada no salão principal do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, em Aparecida de Goiânia. A exposição é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, sob a coordenação de Marling Aparecida Frausino e Maurílio dos Santos Ferreiras, ambos do Orquidário Vó Maria, de Aparecida.
Ao todo, sete expositores de Aparecida, Goiânia, Piracanjuba, Goianira e Sorocaba (SP) apresentam seus produtos, que podem ser adquiridos pelos visitantes por preços variados, de R$ 10,00 a R$ 180,00. A exposição reúne quatro orquidários, um estande de flor do deserto, um estande de extrato de ervas e outro de espécies em vasos. A entrada é gratuita. “É uma satisfação sediar pela segunda vez uma exposição tão bonita. Agradeço a participação de todos e tenho certeza de que o evento ajudará a atrair visitantes de outros lugares, divulgando ainda mais nossas riquezas e potencialidades”, afirmou o prefeito Maguito Vilela ao abrir oficialmente o evento.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Guimarães, a ideia da exposição surgiu no ano passado em homenagem às mulheres. “Por isso realizamos a primeira edição no mês de março. Mas nossa intenção também é valorizar a cultura aparecidense e atrair turistas para nossa cidade”, destacou a secretária. Na primeira edição, ela conta que passaram pela exposição mais de 10 mil pessoas. “A expectativa é superar este número este ano, pois temos o dobro de expositores e espécies”, completou a secretária.
Quem gosta de orquídeas não mede esforços, nem distância. É o caso da dona de casa Ádima Fonseca da Silveira, que mora em Jataí e veio para Aparecida na quarta-feira, 17, exclusivamente para conferir a exposição. Ela está hospedada na casa da tia, Celina Machado, no Jardim Bela Vista. Já no primeiro dia, as duas adquiriram pelo cinco exemplares. “Está linda a exposição e já gastamos todo o dinheiro de hoje. Amanhã tem mais”, brincou a dona de casa. Elas contam que preferem comprar em exposições pela grande variedade. “Os preços também são melhores do que nas floriculturas e a gente conversa com quem conhece bem as orquídeas, especialistas mesmo”, reforçou Celina.
A expositora Jéssica Domingos, do Orquidário Goiás, de Goiânia, confirma as vantagens da exposição. Ela trabalha com orquídeas há cerca de 15 anos e há sete mantém uma loja no Jardim América. Ela conta que também gosta das exposições por possibilitar acesso maior e mais rápido ao público. “As pessoas acabam comprando mais também. É bom para quem visita e para nós expositores”, explicou. Jéssica participou da exposição do ano passado e acredita que o evento tem tudo para se firmar no calendário anual de Aparecida. “O evento cresceu muito em pouco tempo. Tem mais pessoas envolvidas e mais publicidade. A tendência é crescer e atrair mais participantes e visitantes”, avaliou.
Quem quiser conhecer mais e se admirar com a beleza das orquídeas pode visitar a exposição de hoje até domingo, das 9 às 21 horas, sem interrupção. O Centro de Cultura e Lazer José Barroso fica na Rua Gervásio Pinheiro, Área Pública, no Residencial Village Garavelo, acima da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia.
PRESENÇAS – A abertura da 2ª exposição “Orquídeas e Flor do Deserto” foi prestigiada ainda pelos secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Geoliano Lima (Administração), Jório Rios (Regulação Urbana), Léo Mendanha (ASA), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Sargento Jonas Alves Cachoeira (Defesa Social e Guarda Civil Municipal), pelo procurador geral do município, Tarcísio Francisco dos Santos, entre outros auxiliares da administração municipal e moradores de Aparecida.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)