2ª edição do Festival Paralímpico reúne centenas de crianças e adultos em Aparecida

Por Thayza Muniz

21 de setembro de 2019

Por Thayza Muniz

21 de setembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

O evento, que visa a inclusão social e o incentivo ao esporte, foi realizado simultaneamente em 70 cidades do país

A Prefeitura de Aparecida em parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, realizou neste sábado, 21, a 2ª edição do Festival Paralímpico, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado Orlando Carneiro, no setor Cidade Vera Cruz, reuniu mais de 400 pessoas, entre adultos e crianças, que participaram de diversas atividades inclusivas. Além disso, teve também emissão de Carteira de Identidade para PCD’s.

Aparecida de Goiânia está entre as 70 cidades brasileiras que realizaram o festival simultaneamente com o objetivo de fazer com que as pessoas com deficiência tenham uma experiência com o esporte paralímpico. “É compromisso da gestão do prefeito Gustavo Mendanha a inclusão social. Esse festival é uma grande oportunidade de tornar o esporte para pessoa com deficiência mais conhecido, além de ser um incentivo para o futuro das crianças com deficiência. Queremos com isso, gerar mais importunidades e inclusão social para essas pessoas”, destacou o prefeito em exercício, Veter Martins.

Várias modalidades esportivas inclusivas foram oferecidas durante o festival, entre elas a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado. “A rede municipal de educação está desenvolvendo as Paraolimpíadas Escolares e aqui no festival nós podemos identificar os alunos da rede que tem o potencial de ser um futuro atleta paralímpico. O esporte é um agente transformador na vida das pessoas com deficiência, principalmente das crianças, pois trabalha a questão da  inclusão, reabilitação e inserção na sociedade”, destacou o Diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Fernando.

A Maria dos Reis é mãe do Rafael de 8 anos. Ela conta que o filho tem baixa visão e para ela esse tipo de festival deixa o Rafael muito feliz.  “Eventos como esse faz com que ele conheça outras crianças e se divirta muito. Ver ele feliz e satisfeito me deixa mais feliz ainda”, disse Maria.

De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gefferson Aragão, o município possui várias modalidades para pessoas com deficiência física. “Nossa cidade abraça as pessoas com alguma deficiência física, temos mais de 10 modalidades esportivas disponíveis como Futebol de Amputados, Natação, Escola de Teatro, Tênis de Mesa, Atletismo e em breve vamos inaugurar o Centro de Referência para ampliar a oferta de modalidades e treinamentos. Além disso, temos o Aparecida Compete que patrocina os para-atletas a disputarem jogos no Estado e fora dele”, informou Gerferson ao destacar o avanço do Esporte na cidade.

O festival contou com a participação do zagueiro Rogério Vidal, jogador do Aparecidense Futebol de Amputados , que destacou a importância do evento para os deficientes. “Esse evento levanta a autoestima e inclui essas pessoas na sociedade. As vezes o deficiente se limita a ficar dentro de casa, sem praticar nenhum esporte e leva uma vida sedentária. E ações como essa desperta no deficiente a vontade de praticar algum tipo de esporte.”, finalizou.

Comissão da Pessoa com Deficiência

A Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Aparecida foi criada com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a execução políticas públicas destinadas à pessoa com deficiência, além de combater qualquer forma de exclusão e discriminação.

De acordo com o vereador Cláudio Nascimento, representante da Comissão, é muito importante que a pessoa com deficiência seja inserida na sociedade. “Precisamos que esse tipo de ação aconteça cada vez mais. O poder público municipal tem trabalhado a inclusão social e hoje damos mais um grande passo.  O trabalho da Comissão na Câmara Municipal se dedica exatamente em fiscalizar e acompanhar a aplicação de políticas públicas para a pessoa com deficiência”, pontou o parlamentar.

Palestra e Música

Durante o festival, foi ministrada uma palestra sobre o Autismo e Síndrome de Dow, abordando temas de como lidar e conviver com as diferenças em sociedade. Além da palestra o evento teve muita música e contadores de histórias.