2ª Semana do Empreendedorismo de Aparecida discute parcerias e sobrevivência de empresas

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 21 de março de 2017 – Foi aberta nesta terça-feira, 21, na sede da Aciag, a 2ª Semana do Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia. Ao longo de toda a semana, o público alvo, formado por empresários, sociedade civil organizada e aspirantes ao empreededorismo, terá acesso à palestras, capacitações e apresentação de projetos de sucesso no município, em diferentes locais da cidade: CEU das Artes Vera Cruz, CEU das Artes Parque Flamboyant e Garavelo Center Shopping.

As ações de orientação também serão reforçadas nas estruturas da administração municipal voltadas ao segmento, como a Casa do Empreendedor, que já realizam esse trabalho. “O objetivo é fomentar o empreendedorismo, principalmente no meio da juventude. Aparecida é uma cidade que respira empreendedorismo e, nesse momento de crise, é a bola da vez, é o lugar para que as pessoas possam empreender. Queremos que a juventude, quando chegar na idade adulta, tenha esse viés muito bem traçado”, considerou o prefeito Gustavo Mendanha, responsável pelo projeto de Lei que criou o evento, em 2015, quando ainda era vereador.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida, Ozair José da Silva, o objetivo do evento é capacitar futuros empresários na área da gestão por meio de palestras, orientações e atendimento na área de crédito para empreendedores, além de fomentar a cultura empresarial na comunidade de Aparecida.

“A vocação de Aparecida é de ter indústria, comércio muito forte e essa é a oportunidade de termos nossos parcerios mais próximos, para orientações e projetos futuros. Hoje temos nossas escolas profissionalizantes, como o Itego, recém inaugurado, e tudo isso converge para criar oportunidades ao pequeno e micro empreendedor, mas também ao grande, que já empreende no município, gerando emprego e renda, a buscar capacitação para seus funcionários, por exemplo”, analisou o secretário.

Criar oportunidades é de fato uma das preocupações da classe empresarial de Aparecida, como explicam Isaac Antônio Ribeiro Parreira e Idelfonso Mendonça da Silva, sócios-proprietários da Rental Mix Locações, empresa que atua no segmento de locação de máquinas e equipamentos no município desde 2011. Com sede no Residencial Solar Central Park, a empresa conta com uma equipe bem reduzida de funcionários e uma frota de 5 caminhões e uma central de concreto. Mas, embora ainda pequena, a perspectiva é de crescimento nos próximos anos.

“No aspecto político, Aparecida melhorou muito porque os gestores entenderam que o pequeno, para crescer, precisa de apoio, como o acesso às linhas de crédito, a diferenciação dos tipos de CNPJs para micro e médio empreendedor. Como somos micro, usufruimos já desse suporte, que é também nacional, caso contrário nem animaríamos a iniciar um negócio. Mas vemos que o município tem uma visão de cuidado especial com o pequeno, que é interessante, porque um dia ele pode ser grande e a quantidade de impostos gerados para o município, a receita, pode ser no futuro o seu resultado principal”, analisou Isaac. “Também temos a visão estratégica de que o município tem muito a nos oferecer, com seus polos e toda uma infraestrutura”, reconheceu o empresário.

“Esta edição da Semana do Empreendedorismo cresceu no sentido da assistência ao nosso público. Queremos atrair aqueles que estão na informalidade e divulgar ao máximo que temos linhas de crédito bastante atrativas e que a maioria não conhece, em função do comércio disperto de Aparecida. Então nosso objetivo é esse, trazer esse pessoal para a Casa do Empreendedor, estar mais em contato com ele”, explicou o superintendente de Micro Empresas de Aparecida, Elson Dias.

Pacto para o Empreendedorismo em Aparecida de Goiânia

Dentro da programação da 2ª Semana do Empreendedorismo de Aparecida, o prefeito Gustavo Mendanha; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José; e o gerente do Sebrae regional de Aparecida, Eduardo Alcântara, assinaram no incío da tarde o Pacto para o Empreendedorismo, que trabalhará questões ligadas ao segmento de forma integrada, desde a criação do ambiente legal para implantação das empresas à sua manutenção. “Por exemplo, empresas que não provocam impacto direto no meio ambiente, a pretensão, com o pacto, é que possam ser abertas em tempo máximo de quatro horas. Isso faz com que o município se destaque”, explicou Eduardo Alcântara.

Segundo ele, o objetivo não é criar uma competição entre Aparecida e os outros municípios, mas dotar a cidade das condições favoráveis à quem já está estabelecido ou deseja se estabelecer. “Temos que nos dotar das nossas condições, ter pessoas que não precisem abandonar Aparecida para trabalhar em outra cidade, ter um comércio, indústrias e empresas prestadoras de serviços fortes e bem estabelecidas para que o dinheiro curcule aqui. O pacto será diferencial nisso”, reiterou.

Sobre a Semana do Empreendedor, Eduardo avalia que tem grande importância para todo o Estado. “Principalmente pelo cenário que estamos vivendo dentro da economia. O Sebrae, junto com os parceiros, vem trabalhando muito na questão da orientação, na abertura de uma empresa, na formalização, na capacitação empresarial e orientação ao crédito. Isso é muito importante para que essas empresas tenham uma sobrevida, que amanhã ou depois não fechem as portas, não demitam pessoas. Então é importante a união entre vários parcerios, poder público, privado e sociedade civil organizada em todos os municípios goianos”, sublinhou.

Empreendedorismo desde a base

Em âmbito municipal, a Prefeitura de Aparecida investe ainda em outra parceria, com a Secretaria Municipal de Educação, que e a criação do projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos. “O projeto é voltado para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, exatamente para que a gente possa fomentar nas crianças e jovens, desde cedo, como ser um empreendedor, e como ter liderança. É uma preparação para a organização futura do segmento, e para que permaneça sempre forte e Aparecida”, explicou o secretário Ozair José. As atividades do proejto terão início ainda neste semestre.

“Nesses últimos anos, vimos que Aparecida tem se desenvolvido muito em função dos grandes polos industriais que temos, mas também porque aqui o empreendedorismo é recebido de braços abertos, com incentivos, com uma força política e empresarial, onde todos se unem para melhorar o município. Aliada à infraestrutura que o município oferece, essas ações de orientação e de base educacional são muito importantes e favoráveis”, destacou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Oswaldo Zilli.

PRESENÇAS – A abertura da Semana do Empreendedorismo de Aparecida teve participação do vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; do presidente da Aciag Jovem, Maione Padeiro; do chefe da Casa Civil de Aparecida, Afonso Boaventura; secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, profº Cleomar Rocha; do presidente da AparecidaPrev, Tarcísio Francisco dos Santos; do diretor da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Leonardo Santiago; o diretor do câmpus UFG de Aparecida, profº Júlio César Valandro Soares; além de representantes da CEF, Banco do Brasil, SME, Aparecida Shopping, UFG, Fieg Jovem, entre outras instituições.  

 

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)