Planejamento estratégico é tema de capacitação ministrada por equipe do Sírio-Libanês para servidores da SMS

Por Camila Godoy

2 de outubro de 2019

Por Camila Godoy

2 de outubro de 2019


Foto: Ênio Medeiros

O prefeito Gustavo Mendanha abriu o terceiro dia de capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre planejamento estratégico, ministrada pela equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL), no auditório do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), na manhã desta quarta-feira, 2. A qualificação é uma das etapas do Projeto Gestão por Resultados, que estabelecerá metas de qualidade e eficiência para as unidades de saúde da rede e promoverá o acompanhamento dos resultados e a implantação de melhorias e intervenções nos serviços, supervisionadas e certificadas pela equipe do HSL, instituição que é referência nacional. 

“A Saúde é uma prioridade da minha gestão. Nesse sentido, muito além de obras e construções, acredito que o maior investimento que podemos são em nossos profissionais, em quem lida diretamente com a população. Por isso, a Prefeitura buscou os melhores do país para capacitar vocês. Desejo uma quarta-feira de muito aprendizado e faço um apelo: vamos ser multiplicadores! Repassem tudo para as equipes de vocês”, afirmou.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, também participou da abertura e explicou: “A SMS iniciou esse projeto com o propósito de incorporar uma cultura de planejamento em nossa rede. Um projeto inédito no Brasil, que contou com o entusiasmo e apoio do prefeito desde o início. Nós acreditamos que Aparecida será referência nacional em gestão por resultados, mas sabemos que isso depende, principalmente, do envolvimento de todos vocês, peças fundamentais para fazer acontecer”. 

O projeto

A etapa de capacitação do Projeto Gestão por Resultados será encerrada amanhã, 03. A partir de então, novos encontros ocorrerão, inclusive com outras qualificações, para que os servidores desenvolvam um planejamento estratégico para a pasta. O projeto, lançado em julho deste ano, terá um ano de duração e deve resultar em uma sala de comando para acompanhamento de indicadores das unidades de saúde e intervenções positivas nos serviços, que refletirão na melhora do atendimento. 

“A equipe do HSL nos auxiliará a definir quais são as metas para nossas unidades de saúde, padrão de qualidade Sírio-Libanês, e a definir o que é prioridade e que precisa ser monitorado. Após implantarmos essa rotina na secretaria, ao identificarmos que uma unidade não está alcançando alguma meta, como por exemplo, o tempo de espera do paciente em um local ‘x’ está acima do esperado, investigaremos os motivos e faremos intervenções para agilizar o atendimento. Tudo será acompanhado regularmente em busca de bons resultados”, exemplificou Alessandro Magalhães.

Capacitação

Durante a capacitação os servidores aprenderam sobre conceitos de gestão pública de saúde, além de técnicas de planejamento estratégico e gestão de indicadores. Para o especialista de processos do HSL, Everton de Macedo da Cunha, é necessário que haja uma cultura institucional de valorização da informação para tomada de decisões.

HMAP
Após participar da abertura da capacitação, o prefeito Gustavo Mendanha conferiu o processo de instalação da máquina de ressonância magnética do HMAP. O equipamento chegou na tarde de ontem, 30, e deve começar a funcionar com plenitude e segurança em meados de novembro. O aparelho tem capacidade para realizar cerca de 800 exames mensais e atender a demanda não apenas do Hospital, mas de toda a rede municipal, contemplando pacientes da urgência e do ambulatório. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)