Aparecida de Goiânia, 23 de março de 2015 – Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, por meio do Programa Tuberculose e Hanseníase, promove uma semana de atividades no Complexo Prisional de Aparecida. Entre os dias 23 a 27 de março a Equipe de Saúde local fará ações em busca de casos de tuberculose e baciloscopia de acordo com os sintomas, tosse há mais de 3 semanas.
Além das ações no Complexo Prisional, todas as unidades de saúde de Aparecida divulgarão informações e principais sintomas da Tuberculose, buscando contatos de pacientes de tuberculose e detecção de casos. As equipes de saúde também colherão amostras de escarros de pessoas que apresentam os sintomas da doença nas uniddes de saúde.
Em 2014, no município de Aparecida de Goiânia foram detectados 111 casos novos de tuberculose com 2 óbitos provocados pela doença. Do total de casos novos detectados 70 são pacientes do Complexo Prisional, correspondendo 63%.
A doença – O dia 24 de março é definido como o dia mundial de combate a Tuberculose. Doença que infelizmente tem vitimado anualmente milhões de pessoas no mundo.
A Tuberculose é infectocontagiosa e é causada por um micro-organismo (mycobacterium tuberculoses) conhecido como bacilo de koch. Ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar quase todas as partes do corpo.
Os principais sinais e sintomas da tuberculose é tosse há mais de três semanas, febre baixa, principalmente ao final de tarde, suor excessivo, falta de apetite, cansaço e dor no peito.
Pessoas que apresentam uns dos sintomas acima devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. O diagnostico da tuberculose é realizado clinicamente pelo médico e confirmado pelos exames radiológicos e de baciloscopia.
Referência – O Laboratório do Cais Nova Era disponibiliza o Teste Rápido para diagnóstico de tuberculose que tem a capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas 2 horas. “Quando mais cedo o diagnóstico, mais rápido a cura”, destaca a coordenadora do Programa de Combate a Tuberculose da SMS, Magaly de Carvalho.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)