Aparecida de Goiânia, 04 de agosto de 2015 – A Secretaria de Regulação Urbana de Aparecida de Goiânia em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e Secretaria de Meio Ambiente iniciaram na manhã desta terça-feira (04) a Operação Calçada Limpa. A ação tem como objetivo desobstruir as calçadas do município, principalmente nas principais vias da cidade e nos polos comerciais, para o livre trânsito de pedestres.
A ação visa coibir principalmente a ação de carros estacionados nas calçadas, comércio ambulante e exposição de mercadorias por parte dos comerciantes. A ação teve início nos comércios próximos a Praça da Matriz, no setor Central. Cerca de 20 fiscais das três secretarias envolvidas notificaram e auturam comerciantes com mercadorias expostas nas calçadas. Agentes da SMTA prestaram apoio nos casos de carros estacionados nas calçadas e com orientações. A operação segue, ainda nesta terça, para a Avenida Independência, até o setor Colina Azul.
Segundo o diretor de posturas da Secretaria de Regulação Urbana, Edson Carvalho, a fiscalização de calçadas já era realizada no município mas a operação Calçada Limpa dará mais intensidade ao trabalho dos fiscais. “Recebemos várias denúncias relacionadas à vendedores ambulantes nas ruas e outras formas de obstruição da calçada. Sem a calçada o pedestre tem que caminhar pela rua, situação que muitas vezes pode causar acidentes de trânsito”, destacou.
Ainda de acordo com Edson Carvalho, os fiscais irão notificar todos aqueles que obstruirem as calçadas do município. O prazo para regularização é de até 15 dias. Em caso de comércios com recuo, os proprietários poderão usar parte da calçada livre, desde que deixem livre 120 centímetros para passeio. Para isso, os comerciantes precisam solicitar autorização da Secretaria de Regulação Urbana. Aos que insistirem em desobedecer a lei estabelecida no Código de Posturas da cidade a multa pode chegar até R$ 400.
Apesar de estar usando a calçadas para expor os manequins de sua loja de roupas, a comerciante Terezinha Alves Pereira, elogiou a ação da Prefeitura. “Tem só um mês que eu abri minha loja e não sabia que não podiamos usar uma parte da calçada. Vou retirar todos expositores, porque se é lei temos que cumprir.Também é importante tirar vendedores ambulantes, porque quando sou eu andando pela calçada também fico incomodada”, esclareceu a comerciante, que imediatamente tirou toda mercadoria que estava no canto da calçada.
Para o diretor de fiscalização da SMTA Rodrigo Braganick, além da educação no trânsito, a SMTA vai atuar na orientação daqueles que tiverem ocupando logradouros, canteiros centrais ou qualquer área pública. “Nossa maior dificuldade no trânsito é a falta de respeito com os pedestres. Essa ação é importante porque vamos tirar os pedestres das vias e fazer com que eles possam usar as calçadas com tranquilidade”, salientou Rodrigo.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)