Aparecida lança projeto de telemedicina para diagnóstico precoce de infarto

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Epitácio Isaac

Aparecida de Goiânia, 27 de novembro de 2015 – Aparecida se destaca mais uma vez e é a primeira cidade do Centro-Oeste a implantar projeto inovador de telemedicina, capaz de realizar diagnóstico precoce de infarto. O Latin – Latin America Telemedicine Infarct Network – começa a funcionar nesta segunda-feira (30) e é um convênio entre Prefeitura, Hospital Encore, Medtronic, Fundação Lumen e ITMS. O lançamento do projeto internacional foi realizado na manhã sexta-feira (27), na sede administrativa da Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e representantes das empresas parceiras.

O programa visa humanizar o atendimento de pessoas com início de infarto e que dependem da rede pública municipal de saúde. Por meio do Latin, os médicos das unidades de urgência e emergência do município poderão realizar o diagnóstico precoce de pacientes com início de infarto. Os equipamentos de telemedicina foram doados por empresas Medtronic, Fundação Lumen e ITMS, parceiras do projeto e idealizadoras do projeto.

O exame para o diagnosticar o infarto é o eletrocardiograma. Funciona assim, o aparelho que realiza o exame emite um laudo, que é enviado para um central. Nessa central, cardiologistas de qualquer lugar do país vão avaliar de imediato e dar uma opinião médica, tudo via internet. Caso seja constatado início de infarto, os pacientes serão encaminhados de para o Hospital Encore, que fica na Vila Brasília e é referência em cardiologia.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso do paciente ao exame e consequentemente a resolução da doença, já que se constatado precocemente o infarto tem grandes chances de reversão.  A nossa maior dificuldade era diagnosticar o infarto nos primeiros sintomas, com esse novo método será possível fazer isso e salvar mais vidas. A população de Aparecida merece essa valorização”, destacou a secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina.

Ainda de acordo com Vânia Cristina, a SMS está preparando um material explicativo que será distribuído em todas as unidades de saúde do município. Esse material de conteúdo educativo conterá informações sobre causas, sintomas e orientações sobre o infarto para a população de Aparecida.

Onde posso fazer o exame?

O Cais Nova Era, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Brasicon já receberam os equipamentos oriundos do convênio. Os profissionais de saúde dessas unidades também já receberam capacitação. Um equipamento também foi instalado no Cais Colina Azul, provisoriamente, porque depois o aparelho será levado para a UPA do Parque Flamboyant, que será inaugurada em breve pela atual gestão. É importante lembrar que o exame começa ser realizado a partir desta segunda-feira (30) e é gratuito.

Tratamento

Os pacientes que forem diagnosticados com início da doença em algumas das unidades de emergência do município, serão imediatamente encaminhados para o Hospital Encore. Lá, os pacientes terão acesso ao tratamento especializado em cardiologia, também de forma gratuita.

Na avaliação do diretor do Hospital Encore, Maurício Prudente, a soma de vários fatores possibilitaram a concretização do projeto Latin em Aparecida. “O resultado vem da disposição da iniciativa privada e do poder público aliado ao bom relacionamento com as indústrias idealizadoras desse projeto como a Medtronic, Fundação Lumen e ITMS”, destacou o diretor, que também é médico especializado em cardiologia.

Ainda segundo Maurício Prudente faz parte da missão das instituições participantes do projeto Latin, no município, salvar vidas e garantir o acesso ao exame por parte da população carente. “O hospital se prontificou a realizar o tratamento, as empresas estão colaborando com o material, equipamento, software e a Prefeitura participa captando esses pacientes que precisam realizar o exame e o tratamento de forma gratuita. Se constatado nas primeiras 12 horas o infarto tem mais chances de reversão”, frisou o cardiologista.

Telemedicina

A telemedicina trata do uso de tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica à pacientes localizados à distância. “A telemedicina é um método, uma ciência que funciona à distância. A partir dela podemos emitir um laudo, fazer uma avaliação e opinião médica. Com essa agilidade é possível salvar mais vidas, já que o diagnóstico acontecer nas primeiras 12 horas dos sintomas há mais chances de reversão”, acrescentou Maurício Prudente.

Ainda de acordo com o diretor do Encore dentre três a seis meses de funcionamento do projeto será possível realizar um balanço dos atendimentos e dos casos que tiveram resolução a partir do diagnóstico precoce. “Estamos todos unidos por um propósito muito maior, que é o de salvar vidas”, comemorou.

Custo zero e inovação

A implantação do Latin nas unidades de saúde da cidade terá custo zero para a Prefeitura de Aparecida, já que o projeto faz parte de estudos e pesquisas científicas, realizadas pelas empresas idealizadoras, que buscam comprovar a eficácia do diagnóstico precoce na reversão dos casos de infarto.

Para o diretor da ITMS Marcio Sanches o principais objetivo do Latin é salvar vidas. “Outro ponto importante é o comprometimento de todas as pessoas envolvidas nesse projeto, já que o processo entre o início dos sintomas e o tratamento é marcado pelo tempo entre essas duas coisas. Quando mais rápido for o diagnóstico, mais eficaz o tratamento e maior a possibilidade de reversão”, salientou o diretor.

Marcos Sanches também destacou o ineditismo e a inovação nas ações da Prefeitura de Aparecida. “É a segunda vez que venho a Aparecida e cada vez me surpreendo mais com os avanços e com o potencial do município. Aparecida é uma das cidades que abriga o maior centro de pesquisas científicas na área de ciências da saúde”, ressaltou.

Conheça a doença

Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode levar à morte. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco, por isso é importante levar o paciente para uma unidade de emergência nos primeiros sintomas do infarto.

As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas. Queimação ou agulhadas no peito ou ainda falta de ar sem dor e qualquer dor nessas regiões que se mantêm por mais de 20 minutos deve ser investigada.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)