Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Comitê apresenta cartilha para agilizar abertura de empresas em Aparecida

Abertura de empresas Aparecida de Goiânia

Por Thiago Oliveira
26 de janeiro de 2023

FacebookXWhatsAppTelegram

Comitê apresenta cartilha para agilizar abertura de empresas em AparecidaFoto: Jhonney Macena

Estudo foi conduzido pelas secretarias participantes do Comitê junto ao Sebrae Goiás e a Aciag. Novas medidas devem garantir maior agilidade no atendimento com a resolução de pendências feita de forma online

O Comitê Permanente de Desburocratização (CPD) de Aparecida de Goiânia, apresentou nesta quinta-feira, 26, uma nova cartilha com estudos para agilizar o processo de abertura, fechamento e baixa de empresas no município. O intitulado “Estudo sobre o Processo de Abertura, Alteração e Baixa de Empresas”, foi coordenado pelo Sebrae Goiás e outras entidades do município. A apresentação foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag).

O Comitê reúne além da Aciag, órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), os Conselhos de Engenharia, Administração e Contabilidade de Goiás, o Sebrae, Corpo de Bombeiros e as secretarias de Planejamento e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Indústria e Comércio, Fazenda, Saúde e a Procuradoria Geral do Município.

Abertura de empresas Aparecida de Goiânia

Segundo o estudo realizado entre o Sebrae e as Secretarias de Aparecida, o modelo de cidade inteligente, com aumento dos atendimentos online, deve favorecer o processo de abertura de empresas, que devem ter uma redução de procedimentos, passando de 12 para 5. Com isso, o tempo de espera também é reduzido com expectativa para que tudo seja efetivado em até 4 dias.

O prazo para fechamento também alcança maior agilidade. Segundo o mesmo estudo entregue pelo CPD, a baixa de empresas deve ser reduzida de 7 para apenas 3 procedimentos e um prazo para finalização do processo de 24 horas. Esses processos devem ser viabilizados com a implantação de webservices, que garantem rapidez na resolução das pendências.

Durante a cerimônia, o presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, enalteceu a agilidade desses processos e a ascendente curva de crescimento da economia de Aparecida. “Aparecida há alguns anos era uma cidade dormitório, hoje ela é tida como pujante e transformadora, amiga do empresariado”, afirma.

O secretário da Fazenda, André Luiz Rosa, aponta que o papel da administração pública é a conversão de forças junto ao empresariado da cidade. “Não podemos fazer distinção e nem ter os empresários como adversários. O pequeno, o médio e o grande empresário precisam ter de nós a resposta necessária para os seus anseios”, comentou.

Ao fim do estudo, foi apresentado novas ferramentas que vão dar viabilidade para a atividade empresarial na cidade. Dentre as medidas estão a padronização de nas áreas de vistoria de Alvará de Localização e Funcionamento, Licenciamento Ambiental e Certificado de Conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

“Vamos evoluir na implementação dessas medidas para aumentar a produtividade do nosso município e manter Aparecida como uma das cidades que mais crescem no Brasil. Nosso modelo de relação com a economia já é modelo para outros municípios e a nossa meta é importar cada vez mais modelos de gestão”, afirmou o secretário da Indústria e Comércio de Aparecida, Felismar Martins.

Navegue entre as notícias