Entidade fundada em 2003 reúne cerca de 40 membros e tem como principal objetivo a valorização da cultura local por meio da literatura
A Academia Aparecidense de Letras (AAL), que completou 21 anos em 2024, passará a se reunir agora na Biblioteca Municipal Ursulino Tavares Leão. A entidade que reúne cerca de 40 membros projeta 2025 com foco na promoção de eventos e na continuidade da valorização da literatura e da cultura produzida em Aparecida de Goiânia.
Com o propósito de incentivar a leitura e a literatura, a AAL reúne escritores, poetas, professores e intelectuais que representam diferentes áreas do conhecimento. As ações realizadas pela organização promovem maior integração com a comunidade, fortalecendo a identidade cultural do município e estimulando o pensamento e o debate intelectual.
O presidente da Academia, Rafael Albuquerque, destaca que 2025 será o ano de colocar os projetos da AAL em prática. “Estamos desengavetando alguns projetos antigos e para o ano que vem pretendemos criar concursos de poesia nas escolas, e lançar 3 editais ainda no primeiro semestre para o ingresso de novos confrades”, pontua.
Outros projetos também incluem a aquisição de uma sede própria, o lançamento da coletânea de textos da entidade, a participação em bienais nacionais e preparar o terreno para trazer a Bienal de Goiás para Aparecida em 2026. Em meio a isso, a Academia continua os trabalhos de apoio a escritores e artistas locais, com a organização de mostras e lançamentos.
Ligada à Secretaria Municipal de Cultura, a Academia é uma das principais responsáveis por preservar e divulgar a história de Aparecida. Junto a outras entidades, ela faz o resgate das culturas e tradições centenárias do município ajudando a manter viva na memória e na literatura as raízes culturais da segunda maior cidade de Goiás.
A escritora aparecidense Nilda Simone aponta que a AAL é de suma importância para a cidade. “A Academia é a concretização de um sonho e um espaço de oportunidades para quem vive da escrita. Hoje em dia falta leitura no cotidiano, e ter uma organização dedicada à promoção da cultura literária cria cidadãos mais críticos e pensantes”, afirma.
As ações planejadas para 2025 prometem fortalecer ainda mais os laços culturais entre a instituição e a comunidade. Valorizando a cultura do município e trabalhando para tornar Aparecida um polo literário no estado de Goiás.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)