Ambulatório Municipal de Aparecida realiza cerca de 12 mil atendimentos por mês

9 de maio de 2017

Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 08 de abril de 2016 Muitos aparecidenses ainda não sabem, mas o Ambulatório Municipal de Aparecida de Goiânia (AMAG) está realizando uma média de 11.970 atendimentos por mês, distribuídos em 12 especialidades médicas e de saúde. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, divulgada na manhã desta sexta-feira (08) pela diretora do AMAG, Carolina Rodrigues Almeida.

Desde 2005, o Centro de Reabilitação de Aparecida funcionava em uma casa com espaço restrito, no setor Nova Era. Com a gestão do prefeito Maguito Vilela, Carolina Rodrigues conta que recebeu a missão de ampliar os serviços e, para isso, precisava de um novo espaço. Por essa razão, em agosto de 2015 surgiu o AMAG, que passou a funcionar em um prédio amplo e abrigar vários atendimentos de saúde, além da reabilitação. No espaço funcionava antes uma escola, por isso possui salas amplas, e também foi totalmente adaptado pelo proprietário para o funcionamento da do centro ambulatorial.

“Foi muito difícil achar um lugar, porque o local precisava ser muito amplo e adaptado para abrigar todas as nossas atividades e garantir ampliações futuras, além disso, precisava ser perto da antiga sede. Muitos dos nossos pacientes são deficientes e por isso o AMAG precisa ser bem localizado e de fácil acesso”, lembra a diretora. Atualmente o AMAG funciona na Avenida Barão do Rio Branco, Qd. 34, Lt; 9 e 10, também no Nova Era. A nova sede fica apenas duas quadras do antigo espaço. Os atendimentos funcionam de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Com a mudança de local, o espaço passou a contar com várias atividades, além do atendimento ambulatorial médico, no AMAG funcionam o Centro de Referência do Idoso, o Centro de Reabilitação, o Programa de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), oficina terapêutica, cozinha terapêutica, grupo de coluna, grupo de tabagismo, grupo do idoso e bocha (modalidade esportiva paraolímpica).

Ao todo, 12 especialidades médicas e de reabilitação são oferecidas no AMAG, são elas: angiologia, geriatria, endocrinologia, ortopedia, neuropediatria, nutrição, fisioterapia, acupuntura, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e psicopedagogia. A equipe conta ainda com quadro de servidores administrativos e técnicos de enfermagem.

O AMAG possui 15 consultórios, sala de fisioterapia, sala para estimulação infantil, salas administrativas, sala de reuniões, banheiros adaptados, espaço multiprofissional, cozinha terapêutica, sala de oficina terapêutica, duas salas de arquivo, sala de triagem (onde são realizadas aferição de pressão, peso e altura), recepção, chequinho, depósito de materiais de limpeza, depósito de alimentos, copa e cozinha.

Além dos serviços de saúde, a diretora conta que todo ano a unidade organiza uma caminhada pela inclusão, no Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, comemorado em 21 de setembro. “Esse ano será nossa 4° edição e nosso objetivo é sensibilizar e chamar a atenção da população para os desafios que a pessoa com deficiência enfrenta. A caminhada visa a inclusão dessas pessoas em todos os setores, seja na escola, no trabalho e na saúde”, acrescentou a diretora.

Fluxo de atendimento

Para agendar uma consulta em alguma unidade ambulatorial de Aparecida, é preciso agendar primeiro uma avaliação com o clínico geral via tele consulta, pelo número 0800 646 1590. Após a avaliação, o profissional médico encaminha para alguma especialidade conforme o quadro clínico do paciente. Com esse encaminhamento em mãos, o paciente retira na recepção da própria unidade onde foi atendido pelo clínico o número de protocolo da solicitação.

Após a solicitação, o paciente entra na fila de espera e aguarda o contato da Central de Agendamento que informa dia, data, horário e local da consulta. Somente para psicopedagogia, o paciente leva o encaminhamento feito pelo clínico impresso e agenda diretamente no AMAG. Para mais informações sobre especialidades, consultas e fluxo de atendimento os interessados podem entrar em contato com o AMAG pelo telefone 3248-6830.