Aparecida de Goiânia, 04 de março de 2013 – Em visita ao Instituto de Tecnologia da Georgia (Georgia Tech) em Atlanta, nos Estados Unidos da América (EUA), o superintendente de Desenvolvimento da Secretaria de Indústria e Comércio de Aparecida, Ricardo Rabahi, iniciou as conversações para o desenvolvimento de possíveis parcerias na área de Inovação e Tecnologia.
“A universidade é um líder nacional e internacional em pesquisa científica, tecnológica e educação, portanto, uma parceria seria extremamente produtiva, já que Aparecida apresenta grande potencial industrial e tecnológico”, explicou o superintendente. Segundo ele, durante a última década, os gastos gerais do instituto com pesquisas quase dobrou, aumentando 93% em 2011. Encontra-se atualmente entre as 10 universidades sem uma escola médica com maiores investimentos em pesquisas e tem um valor estimado de US$ 3 bilhões por ano sobre a economia metropolitana de Atlanta.
Apoio na formação de profissionais
Em processo de implantação, o Polo Tecnológico de Aparecida de Goiânia poderá contar com o apoio do Georgia Tech na formação de profissionais em diversas áreas; em pesquisas de inovação e tecnologia; nas certificações das empresas; além de poder contribuir com o projeto de implantação do parque Tecnológico, dentre outras possíveis parcerias. Por isso, a Secretaria de Indústria e Comércio pretende promover encontros entre os representantes do instituto, com objetivo de aprofundar as relações a instituição.
Em contato frequente com Sr. Carl Rust, Vice-presidente Associado de Iniciativas Internacionais do Instituto de Inovação do Georgia Tech, Ricardo Rabahi realizou audiência no dia 21 de fevereiro com representantes do instituto, com objetivo de estreitar as relações entre a instituição e o município.
Na ocasião, ele discutiu a importância do desenvolvimento de pesquisas estratégicas e de parcerias com a indústria de inovação em todo o mundo e, ao final do encontro, ficou acordado que uma segunda reunião será agendada em breve para formalizar as possibilidades de ação e desenvolvimento de programas específicos em parceria com o município, capazes e auxiliar no seu desenvolvimento econômico sustentável.
INSTITUTO – O instituto Geórgia Tech é uma instituição centenária, que tem expandido suas fronteiras nos últimos anos, atuando em outros países com intuito de desenvolver uma tecnologia sustentável e capaz de promover pesquisas em consonância com o bem estar social e econômico. Além disso, é também um ambiente inovador e intelectual, com mais de 900 professores de tempo integral de ensino e mais de 21.500 alunos de graduação e pós-graduação.
O Georgia Tech é a única universidade tecnológica classificada no “U.S.News & World Report” na lista das 10 melhores universidades públicas dos Estados Unidos. Além disso, o mesmo instituto classifica a Faculdade de Tecnologia da Georgia de Engenharia constantemente entre as cinco melhores do mundo. De acordo com o último Ranking Nacional de Tecnologia da U.S. News & World Report, o Instituto Georgia Tech teve as seguintes classificações 7º Universidade pública no país: 4ª Instituição de pós-graduação da faculdade de engenharia; 5ª faculdade de Engenharia de graduação; 1º programa de Engenharia Industrial.
Além disso, teve oito programas de graduação em Engenharia classificados no top dos cinco melhores e ainda onze programas de pós-graduação em Engenharia classificados entre os dez melhores. Estes rankings impressionantes refletem o prestígio acadêmico associado ao currículo da Georgia Tech . O Instituto é ainda um grande aliado na promoção de ações que restauram a equidade racial de americanos descendentes, além de estudantes de outras nações, sendo uma das mais importantes instituições formadoras de profissionais, mestres e doutores de várias partes do mundo.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)