Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Iniciativa qualifica profissionais para fortalecer ensino e atendimento na rede pública de Saúde
O Ministério da Saúde (MS) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), abriram, em parceria com a Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP) de Aparecida de Goiânia, na manhã da segunda-feira, 20 de outubro, uma iniciativa inédita no Estado de Goiás. Foi o início do primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Preceptoria para Educação Profissional Técnica em Saúde, com ênfase na Atenção Primária e Vigilância em Saúde. O evento de abertura das aulas foi realizado às 8h, no Centro Universitário Estácio, localizado no Shopping Estação, em Goiânia.
O curso tem carga horária de mais de 400 horas, divididas em momentos presenciais, aulas à distância e estudos dirigidos, e tem 118 profissionais matriculados de secretarias de Saúde de todas as macrorregiões do Estado. Ele é conduzido pela coordenadora da EMSP, Ana Valéria dos Santos Barroso, e coordenado pelo representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Arivan Alves, e por José Antônio de Oliveira, também da equipe da EMSP.
Para o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a capacitação dos profissionais tem impacto direto na prevenção de doenças e na eficiência do SUS. “Quando investimos na capacitação de quem está na linha de frente, seja nas Unidades Básicas (UBS), nas visitas domiciliares e na vigilância, o impacto é direto na vida das pessoas. É ali que se previnem doenças e se começa a construção de um Sistema mais humano e eficiente”, afirmou.
Pioneirismo na Educação em Saúde
Ana Valéria comemorou a iniciativa inédita no Estado: “É a primeira vez que estamos com essa grande oportunidade oferecida pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz, é uma vitória. Somos a única escola no Estado de Goiás com essa pós em preceptoria. Conquistamos isso com muito trabalho e estamos felizes em poder aprimorar o trabalho de quem vai orientar e acompanhar estagiários e estudantes de nível superior nas Unidades de Saúde. ”
Arivan Alves ressaltou o papel do Cosems no apoio ao curso e a importância de qualificar os preceptores. “A preceptoria tem crescido no SUS em todos os sentidos, então é fundamental capacitar e ajudar os profissionais que, além de salvar vidas e reduzir sofrimentos, vão orientar e treinar outros para também fazer isso. Estamos aqui para ajudar nesse desafio. ”
Para José Antônio, o curso pioneiro valoriza as atividades da EMSP, que já desenvolve projetos de educação e pesquisa, e agora assume papel central na formação de profissionais de todo o Estado: “Num processo que envolve gente do Brasil inteiro, assumimos essa parceria com outras instituições para garantir um alcance muito maior. ”
Estratégia para aprimorar o SUS
O projeto EdProfsus, coordenado pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde, qualifica técnicos, docentes e preceptores que atuam na Atenção Primária e Vigilância em Saúde. Desenvolvido em rede com escolas técnicas e públicas de todo o país, o programa fortalece a formação local, articula ensino, trabalho e território, e amplia a qualidade da educação profissional no SUS.
O curso capacita profissionais para orientar melhor as equipes de saúde, tornando o atendimento mais qualificado, preventivo e humanizado. “Um técnico bem preparado, por exemplo, pode identificar precocemente casos de hipertensão e outras doenças durante visitas domiciliares, evitando complicações e melhorando a qualidade de vida da população”, destacou a coordenadora Ana Valéria.