Aparecida de Goiânia, 26 de janeiro de 2015 – Aparecida de Goiânia foi a cidade em Goiás que mais gerou emprego no ano de 2014. Foram criadas 3.009 vagas durante todo o ano passado. Número que ficou acima da capital, onde foram criados 1.590 novos empregos. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 23, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda.
Esse aumento no número de empregos gerados se deve, segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, a grande peculiaridade apresentada pelo município de ter vários tipos de empreendimentos, fazendo com que as empresas não foquem em apenas um segmento. “O município tem a peculiaridade de poder abrigar vários tipos de empresas e indústrias, e isso aliado a uma política de qualificação da mão-de-obra, ajuda na efetivação das vagas do mercado de trabalho”, destaca.
A qualificação da mão-de-obra dos aparecidenses tem sido o diferencial para a efetivação e geração de empregos em Aparecida. Nos últimos anos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mais trabalhadores receberam qualificação e entraram no mercado de trabalho do município. O programa, que começou a funcionar em Aparecida em 2011, já qualificou mais de 4,5 mil trabalhadores. “Além do Pronatec, a ampliação do SINE, que hoje conta com três unidades em Aparecida, também auxiliou no aumento da efetivação do emprego no município”, frisa o secretário de Trabalho.
Segundo o Secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, outro motivo para o bom resultado na geração de empregos em Aparecida em 2014 é o conjunto de vários fatores econômicos positivos. “A aptidão empreendedora de Aparecida de Goiânia que hoje possui 29.200empresas ativas. Atualmente é possível abrir uma empresa no município em apenas dois dias, algo que só acontece igual na China. E essa agilidade produz mais vagas no mercado de trabalho”, enfatiza o secretário.
Outro ponto importante que coloca Aparecida em situação bastante favorárel é a sua localização, que auxilia na logística das empresas e grandes industrias que se interessam em investir na cidade. “Aparecida está localizada às margens da BR-153 e também é cortada pelo Anel Viário, que liga a BR-153 à BR-060. Essa logística favorece a implantação de empresas de grande e médio porte, o que também aumenta as vagas de emprego”, esclarece Carlos Eduardo de Paula.
O comércio em Aparecida, conforme o secretário da Fazenda, também vem apresentando aumento devido ao empoderamento e aumento da renda dos aparecidenses. “O comércio da cidade não fica atrás das grandes empresas que aqui instalam. Nossos moradores aumentaram sua renda e isso faz com que as vendas sejam aquecidas. Se tornando fonte segura de novos empregos no município”, sublinha o secretário.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)