Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Ao todo, Aparecida tem 25 postos de imunização para atender, sem aglomerações, ao público desta segunda etapa da Campanha Nacional,…
Ao todo, Aparecida tem 25 postos de imunização para atender, sem aglomerações, ao público desta segunda etapa da Campanha Nacional, que vai de 10 de maio até o próximo 8 de junho
Iniciada no último dia 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Aparecida de Goiânia se estenderá até 9 de julho com a expectativa de vacinar 90% dos grupos prioritários, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A mobilização está dividida em fases para evitar aglomerações nos locais de vacinação e nesta segunda etapa, de 10 de maio a 8 de junho, os alvos são os idosos com mais de 60 anos e os professores.
Proteção fundamental
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que para receber a vacina são necessários os documentos pessoais, um comprovante de endereço de Aparecida e o cartão de vacinação, e ressalta: “A vacina contra a influenza é uma medida de prevenção fundamental para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade. O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19, por isso é ainda mais importante combatê-lo para, além de prevenir a doença, também evitar aglomerações de pacientes nas unidades de Saúde durante a pandemia”.
Alerta para os vacinados contra a Covid-19
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, acrescenta que “como as campanhas de vacinação contra a covid e a influenza estão acontecendo simultaneamente, alertamos a todos que tiverem recebido a vacina contra o novo coronavírus, seja a 1ª ou a 2ª dose, que esperem 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza, que protege contra o vírus influenza A (H1N1) e duas variantes dele, H3N2 e influenza B”.
Onde se vacinar
Em virtude da pandemia de covid-19, a SMS dividiu a vacinação contra a gripe por 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São elas: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André. Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas.
Idosos acamados
Os responsáveis por idosos acamados podem se dirigir a qualquer uma das 25 UBS’s que realizam a vacinação contra a influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados são vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.
O que é a influenza
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a influenza é uma infecção respiratória aguda causada por diferentes vírus. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves que podem até mesmo causar a morte. Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. E mais: a gravidade da doença é maior quando surgem cepas pandêmicas para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.
Conheça as fases de vacinação contra a influenza em Aparecida:
1ª fase, de 12/04 a 10/05/2021
2ª fase, de 10/05 a 08/06/2021
3ª fase, de 09/06 a 09/07/2021