Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
A cidade foi uma das 12 escolhidas em todo o país pelo Ministério da Saúde para a implantação do novo método. Tecnologia de diagnóstico precoce reduz a necessidade de exames frequentes e aumenta as chances de prevenção e cura do câncer do colo do útero
Aparecida de Goiânia foi uma das 12 cidades do Brasil escolhidas pelo Ministério da Saúde para o lançamento nacional do Novo Protocolo e Diretrizes para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, realizado nesta sexta-feira (15), na UBS Santa Luzia. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e marca uma nova etapa no enfrentamento à doença, oferecendo às mulheres um exame mais preciso, seguro e confortável.
O novo protocolo incorpora ao SUS o teste molecular de DNA-HPV, capaz de identificar com maior rapidez e especificidade o vírus responsável pelo câncer do colo do útero, antes mesmo do surgimento de lesões. Com a nova tecnologia, mulheres com resultado negativo precisarão repetir o exame apenas a cada cinco anos, contra o intervalo de três anos do método tradicional. O município recebeu os primeiros kits do exame e iniciará a aplicação de forma gradual até setembro, conforme o envio de insumos pelo Ministério da Saúde.
O prefeito em exercício, João Campos, destacou a importância da escolha do município para sediar o anúncio. “Agradecemos ao governo federal e ao ministro Padilha por elegerem Aparecida entre as 12 cidades do país para o lançamento deste programa. É um exame que garante precisão no resultado e, se for positivo, possibilita tratamento precoce e, portanto, cura. Se for negativo, dá segurança à mulher de que está saudável. Essa é uma preocupação constante do prefeito Leandro Vilela com a saúde das mulheres”, afirmou.
Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário executivo adjunto do MS, Nilton Pereira Júnior, explicou que a medida alia diagnóstico precoce, tratamento rápido e prevenção por meio da vacinação contra o HPV.
“Estamos lançando simultaneamente em 12 cidades do Brasil um exame que identifica o HPV antes de provocar lesão. Com isso, vamos fazer diagnósticos mais rápidos e precisos, evitando mortes. Mantemos o Papanicolau, mas agora avançamos com o exame molecular, que é menos invasivo e mais eficaz”, disse ele que complementou ressaltando que o diagnóstico precoce leva a um tratamento oportuno eficaz.
“Estamos aumentando em todo o país, incluindo em Aparecida, o número de hospitais e clínicas, dentro do programa agora tem especialistas, que vão realizar os tratamentos da saúde da mulher como um todo e, mais especificamente, o de câncer de colo de útero”, pontuou Nilton.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, reforçou que a coleta será realizada pelas equipes de saúde da família, com encaminhamento ao ginecologista apenas em casos de alteração. “A moradora pode procurar a UBS para agendar a coleta, que será feita aqui e enviada ao laboratório indicado pelo Ministério. O resultado sai em até 20 dias. Se houver alteração, a paciente será encaminhada para o especialista e iniciará o tratamento o quanto antes”, explicou.
Para a aposentada, Sueli Barbosa da Silva, que realiza exames preventivos todos os anos, a novidade representa mais tranquilidade. “Eu já tive câncer de mama, então sempre tenho vindo me consultar. A prevenção nos ajuda a ter um tratamento mais eficaz e também com chances maiores de cura. Então achei bem importante esse novo protocolo do SUS em Aparecida”, comentou ela.
“Eu faço meus exames e vou ao ginecologista todo ano, por causa da idade também. Acho importante me prevenir antes que qualquer doença se agrave. Saber que agora, se der tudo certo, só vou precisar repetir o exame daqui a cinco anos, vai ser um alívio”, afirmou ainda Adelaide Ribeiro, que aguardava atendimento na UBS no momento da solenidade.
Vacinação – Além da inovação no diagnóstico, a campanha de prevenção segue integrada à vacinação contra o HPV, cuja meta é imunizar 90% das meninas de 9 a 14 anos. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a cobertura vacinal no município está atualmente em 77,70% para o público feminino e 66,23% para o masculino. A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações e campanhas educativas para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da vacina, que previne a infecção pelo HPV e, consequentemente, reduz o risco de câncer do colo do útero no futuro. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação no município.
Presente na solenidade, o vereador por Aparecida, Almeidinha destaca que o programa “Aqui tem Especialista” beneficiará muitas mulheres que precisam realizar a prevenção do câncer de colo de útero. “Eu estou muito feliz, afinal é mais um benefício sendo entregue à população do Santa Luzia e região. Sou grato a toda a equipe do Ministério da Saúde, assim como a todos da Saúde de Aparecida por essa sensibilidade, desta forma estamos gerando qualidade de vida e respeito a vida das mulheres.”
Também estiveram presentes a deputada estadual Bia de Lima, o vereador Olair Gomes e os secretários Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação) e Pollyana Borges (Meio Ambiente)