Aparecida de Aparecida, 08 de março de 2017 – Prefeitura de Aparecida, por meio da Superintendência de Turismo, oficilizou na tarde desta quarta-feira, 08, uma parceria com a Embaixada da Espanha para construção de momunento na Praça Espanha, localizada na Vila São Tomaz.
A reunião foi realizada no Hotel Real Executive e com contou com as presenças do Superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco; da Secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen; do Conselheiro Cultural da Embaixada da Espanha, Toribio de Prado; da Diretora do Instituto Cervantes de Brasília, Rosa Sánchez-Cascado Nogales; do Cónsul Honorário da Espanha em Goiáse da Design de Interiores e Arquiteta Andréa Caetano.
Durante o encontro, o Superintendente de Turismo e Relações Internacionais contou que a ideia da parceria surgiu quando ele foi buscar informações sobre o porquê do nome da praça. “Descobri que a Maria Cardoso, nome da principal avenida que dá acesso à Praça da Espanha, era uma imigrante espanhola que morava na região e tinha muitos lotes e atualmente sabemos que aqui ainda tem muitas pessoas de origem espanhola”, revelou o superintendente que contou que a maioria das pessoas não sabem disso e no local não tem nenhuma indicação com o nome da praça.
O monumento escolhido será o Dom Quixote e Sancho Pança, personagens do livro Don Quixote de la Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes. De acordo com o Conselheiro Cultural da Embaixada da Espanha, Toribio de Prado, essa obra irá promover a cultura do país. “Essa conexão entre Aparecida e a Espanha deve ser lembrada e a construção deste monumento irá promover a cultura espanhola no município e difundir a história dos personagens Dom Quixote e Sancho Pança”, destacou Toribio de Prado.
Segundo a design de interiores e arquiteta Andréa Caetano, esposa e representante do artista plástico Maicon Soares que será o responsável pela construção dos monumentos, a intenção é, além eternizar a dupla Dom Quixote e Sancho Pança, de Miguel Cervantes, fazer com que as pessoas acreditem em seus sonhos e lutem para fazê-los acontecer. As esculturas serão feitas com material reciclável como peças automotivas, engrenagens e chapas. Dom Quixote terá um tamanho 3,1m e Sancho Pança, 2,5m.
Após a reunião, o conselheiro cultural da Embaixada da Espanha e demais participantes realizaram uma visita à Praça da Espanha para conhecerem o local onde será construído o monumento.
Saiba mais
Dom Quixote e Sancho Pança são os protagonistas do livro Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Dom Quixote, um cavaleirto castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)