Imunizante estará disponível, sem necessidade de agendamento, em todas as salas de vacinação de rotina da cidade. Município também começa a aplicar a dose de reforço em moradores adultos que completaram o esquema vacinal básico há cinco meses
A partir desta quinta-feira, 18 de novembro, a Prefeitura de Aparecida insere a vacinação contra a covid-19 em todas as salas de imunização da cidade. Até então, dez postos fixos ofereciam o serviço. Com a ampliação, a vacinação passa a ser ofertada em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa. Nesses 39 locais estarão disponíveis todas as doses do esquema vacinal (primeira, segunda e terceira dose), sem necessidade de agendamento.
Além disso, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, o município começa também a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid em toda a população acima de 18 anos que tenha completado o esquema vacinal de duas doses há cinco meses. Esse passa a ser o intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço, independentemente do tipo de imunizante recebido na primeira aplicação. Antes, apenas idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde estavam autorizados a receber a terceira dose em Aparecida. Agora, qualquer pessoa que tenha recebido a D2 até 16 de junho pode procurar um dos 39 postos para receber a dose de reforço.
Facilidades
“Estamos muito felizes em anunciar essas mudanças que facilitam o acesso à vacinação contra a covid em Aparecida. Aos poucos, vamos retornando à normalidade. Inserimos a imunização em todas as salas de UBS’s e vamos manter a Central e o drive-thru da Cidade Administrativa como postos fixos. Inclusive, o drive da Cidade Administrativa passa a ser o único posto nesse modelo, destinado a motoristas, que foi um sucesso na pandemia, rápido, seguro e eficiente. A diferença é que agora os moradores terão, neste único local, acesso a todas as doses do esquema vacinal, seja D1, D2 ou D3. Assim, os drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades deixam de funcionar”, afirma a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.
A gestora também destaca o fato de que não será mais necessário agendar a vacinação em nenhum dos 39 postos: “passamos a ser 100% livre demanda”.
Contudo, em meio às boas-novas, ela faz um alerta para os moradores ficarem atentos aos prazos: “O avanço da Vacinação tem sido decisivo no enfrentamento à pandemia. Mas, não podemos baixar a guarda. Fiquem atentos às datas previstas para aplicação da dose 2 e da dose de reforço. Só assim vocês estarão protegidos e poderemos superar essa doença. Com a nova regra para recebimento da terceira dose, que passou a ser unicamente o intervalo de cinco meses após a última dose do esquema vacinal, ficou mais fácil para as pessoas fazerem esse controle.”
Sobre uma possível dose de reforço para quem recebeu a vacina da Janssen, que é de dose única, a coordenadora de Imunização explica que o município aguarda orientações do Ministério da Saúde: “Aguardamos a nota técnica para o devido atendimento desses pacientes. Por enquanto, a dose de reforço é para quem recebeu as duas doses da Coronovac, AstraZeneca ou Pfizer”.
Primeira dose
Em Aparecida, qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Segunda dose
Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Terceira dose
Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose da vacina contra a covid há cinco meses pode receber a dose de reforço (terceira dose), mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Ainda não está disponível a aplicação da dose de reforço em quem recebeu vacina dose única (Janssen).
Postos de Vacinação
A partir desta quinta-feira, 18, os moradores podem procurar a vacinação contra a covid nas seguintes unidades, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas:
UBS Alto Paraíso
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Expansul
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Boa Esperança
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Tiradentes
UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda
UBS Papillon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul II
UBS Residencial Anhambi
UBS Residencial Garavelo Park
UBS Retiro do Bosque
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim
UBS Vila Delfiore
A Central de Imunização e o drive da Cidade Administrativa funcionam de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)