O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde, Edgar Tolini, convida todos os aparecidenses para torcer pelos atletas, que participarão no 1° Campeonato de Bocha Paralímpica. O torneio será às 8h30, no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (AMAG), que fica na Avenida Barão do Rio Branco, esquina com a Rua Gonçalves Dias, Qd. 34, Lt. 09 e 10, no Jardim Nova Era. Doze atletas, que são pacientes do AMAG, vão competir na modalidade.
Praticada por atletas com grau de paralisia cerebral ou deficiências ortopédicas, a bocha estreou nos Jogos Paraolímpicos em 1984, no masculino e no feminino. A origem do esporte, no entanto, é incerta. Os indícios dizem que tudo começou na Grécia e no Egito Antigos como um passatempo, tornando-se um esporte apenas mais tarde, na Itália. No Brasil, a bocha desembarcou junto com imigrantes italianos.
Nas disputas paraolímpicas, os atletas cadeirantes de rodas e têm o objetivo de lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). É permitido usar as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
SUGESTÃO DE PAUTA
Assunto: 1° Campeonato de Bocha Paralímpico
Data: 08 de abril (sábado)
Horário: 8h30
Local: Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (AMAG), que fica na Avenida Barão do Rio Branco, esquina com a Rua Gonçalves Dias, Qd. 34, Lt. 09 e 10, no Jardim Nova Era – Aparecida de Goiânia
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)