Evento reuniu comunidades tradicionais, juventude e lideranças sociais para discutir políticas públicas e propor avanços na promoção da igualdade racial
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou, neste domingo (30), a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O município é o primeiro da Região Metropolitana a promover o encontro, que reuniu representantes das comunidades quilombola, cigana, povos originários, de matriz africana, juventude, mulheres negras e sociedade civil no Anfiteatro Cantor Leandro. O objetivo do evento foi avaliar as políticas públicas existentes e propor novas ações para ampliar a justiça racial no município.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência foi dividida em três eixos principais: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Entre os temas debatidos estiveram o fortalecimento da pauta negra no Legislativo, a ampliação da presença da população negra nos espaços de poder, justiça climática, racismo ambiental, saúde e educação para a população negra, direitos culturais, renda justa, enfrentamento às violências — especialmente contra mulheres negras — além da promoção de políticas de reparação voltadas a comunidades tradicionais, como quilombolas, ciganos e povos de terreiro.
Representando o prefeito Leandro Vilela, o secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno, destacou a importância do diálogo com a sociedade civil e reafirmou o compromisso da gestão com as pautas de igualdade racial. “Essa conferência representa um avanço no diálogo com a sociedade civil. É por meio da escuta ativa e da participação que conseguimos transformar pautas históricas em políticas públicas efetivas. Aparecida está comprometida com o enfrentamento ao racismo e à desigualdade”, afirmou.
João Batista, conhecido como Joãozinho, coordenador da conferência e representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), celebrou o protagonismo das comunidades no processo. “Reunir tantas comunidades tradicionais em um mesmo espaço para debater democracia e justiça racial mostra o quanto Aparecida está avançando. A IV conferência marca um momento de escuta e formulação coletiva, que será refletido nas próximas etapas estaduais e nacionais”, ressaltou.
O prefeito Leandro Vilela reforçou o apoio da administração municipal à promoção da igualdade racial. “Promover a igualdade racial na nossa gestão é um compromisso que assumimos com seriedade. Ainda há muitos desafios a serem enfrentados, mas estamos determinados a avançar com ações concretas que combatam o racismo e garantam os direitos de todos, tornando o município mais igualitário”, declarou o prefeito.
A conferência também marcou o início da preparação de Aparecida para a etapa estadual, prevista para junho, com a escolha de delegados e elaboração do relatório final contendo as propostas debatidas e aprovadas.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)