Iniciativa quer atingir cerca de 500 mulheres do município, com intuito de ouvir as demandas de cada uma e desenvolver projetos voltados para elas
A política de levar os serviços da secretaria de Assistência Social até a comunidade se expande e agora agrega um público mais especifico, as mulheres. Foi realizada nesta quinta-feira, 08, no Centro de Cultura José Barroso, mais uma edição do projeto Café com Ideias de Mulheres. A iniciativa visa ir ao encontro das aparecidenses para ouvir suas necessidades e levar novos projetos e os serviços públicos até elas. Os debates dos encontros futuros irá girar em torno do papel da mulher na sociedade, família e vínculos familiares.
A ideia da secretária Mayara Mendanha é reunir mulheres de diferentes idades para rodas de conversa e palestras educativas e assim, durante os encontros, as mulheres levarem suas ideias, dúvidas e sugestões. O projeto terá início, a princípio, nas unidades dos Centros de Referência Especializados de Referência de Assistência Social (CREAS) do município.
“Vamos sair da secretaria e ir ao encontro dessas mulheres para entender suas verdadeiras necessidades e a partir daí, desenvolver trabalhos que possam agregar a todas. Seja na sociedade, no mercado de trabalho ou nos serviços públicos”, explica a secretaria de Assistência Social, Mayara Mendanha. A ação pretende chegar ainda as escolas e associações de bairros da cidade.
A secretaria de Assistência Social pretende, a partir das discussões apresentadas, desenvolver projetos mais especifico que visam o bem-estar social dessas mulheres. De acordo com a secretaria, existem profissionais como psicólogas e assistentes sociais em todas as unidades, mas a iniciativa com rodas de conversa mais descontraídas e as trocas de experiências podem contribuir para que elas se sintam mais confortáveis e confiantes.
O primeiro Café com Ideias de Mulher aconteceu no CREAS unidade III onde as famílias assistidas pela unidade assistiram a palestra de Cristine, que falou sobre o poder da mulher. “Durante toda esta semana nos reunimos com mulheres e seus familiares nas unidades dos CREAS, onde abordamos o papel delas nas questões familiares, pois assim, podemos ouvir o que pensam e a partir de então conseguiremos trabalhar e promover as transformações sociais necessárias na sociedade”, pontuou a psicóloga e coordenadora do CREAS II, Cristine Ramos Rocha.
Presente na palestra, a secretária Executiva da Mulher, Edenir Souza pontuou que o mês de março será voltado para ouvir as mulheres e suas demandas. “Queremos ouvir mais do que falar. Precisamos saber como está a saúde física e psicológica delas. Muitas vezes essas mulheres passam por algum problema de saúde e não sabem como agir e nem a quem procurar. Essa iniciativa vai dar oportunidade para que elas sejam orientadas de forma correta”, explicou.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)