Ação visa chamar a atenção da população para o alto índice de violência em vias públicas
Dando continuidade às ações da programação do movimento “Maio Amarelo”, nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou mais uma blitz educativa no trânsito. O ponto desta segunda edição foi na Avenida Rio Verde, no setor Faiçalville, em frente a Rede Fonte de Comunicação. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e levantar uma discussão sobre a segurança viária.
A ação é uma iniciativa das secretarias de Mobilidade e Defesa Social e Saúde e acontece durante todo mês de maio com ações educativas no trânsito em diversos cantos da cidade, em todos os órgãos da Prefeitura, além de oficinas e palestras nas escolas e empresas do município. “O trabalho de prevenção de acidentes no trânsito em Aparecida já acontece ao longo do ano com ações de conscientização nas escolas, empresas, em frente bancos e supermercados, mas é no mês de maio que a mobilização é intensificada”, destacou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale.
O movimento Maio Amarelo teve início na última terça-feira, 15, na Avenida Independência, no setor Serra Dourada e segue até o dia 29, na Avenida Igualdade com mais uma blitz educativa. Dentro da programação, nesta quarta-feira, 23, das 8h às 12h, no auditório do Aparecidaprev, haverá a Oficina de Prevenção de Acidentes de Trânsito de Aparecida. Na quinta, 24, às 8h30, a população contará com uma palestra educativa e entrega de cadeirinhas para o Grupo de Gestantes da Maternidade Marlene Teixeira.
Maio Amarelo
Atualmente, a violência no trânsito é responsável pela terceira maior causa de óbitos no Brasil, ficando atrás apenas das mortes decorrentes de doenças cardíacas e câncer. Para combater esses números, cidades de todo o país criaram o movimento Maio Amarelo, que consiste em ações de conscientização, coordenadas entre poder público e sociedade civil. O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre e a cor amarela em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos.
Cadeirinha Veicular
Além de chamar a atenção para segurança no trânsito, a proposta da ação também visa sensibilizar a população para a importância do uso da cadeirinha veicular. Devido a isso, os organizadores da ação estão recebendo doações de cadeirinhas infantis para carros. Os assentos recebidos serão doados às integrantes do Grupo de Gestantes da Maternidade Marlene Teixeira. As doações podem ser feitas na sede da Vigilância Epidemiológica da SMS, localizada na Rua Vitória, Quadra 40, Lote 4, Jardim Belo Horizonte (abaixo do Hospital de Olhos). Doadores que não tenham condições de levar a cadeirinha até a sede devem ligar para o telefone (62) 3545-4875 e solicitar uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde para recolher o equipamento.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)