Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Buriti Sereno recebeu mais uma etapa da Operação de Combate à Dengue neste sábado, 22

A Operação de Combate à Dengue segue avançando nos bairros mais afetados de Aparecida de Goiânia. Neste sábado (22), as…

Por Daniela Ribeiro
23 de março de 2025

FacebookXWhatsAppTelegram

Buriti Sereno recebeu mais uma etapa da Operação de Combate à Dengue neste sábado, 22Foto: Diulgação Secom

A Operação de Combate à Dengue segue avançando nos bairros mais afetados de Aparecida de Goiânia. Neste sábado (22), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Saúde retornaram ao Setor Buriti Sereno para mais uma etapa da força-tarefa para eliminar focos do mosquito.

Coordenada pelas secretarias de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Urbano (SDU), a mobilização conta com ações integradas que incluem roçagem de lotes públicos e privados, recolhimento de entulho, limpeza de áreas comuns e visitas domiciliares com agentes de endemias, que orientam a população sobre os riscos da água parada.

Com o apoio de 22 máquinas — entre tratores, caminhões e pás mecânicas —, os trabalhos se concentram na remoção de mato alto, entulhos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por sua grande extensão e número elevado de lotes vagos, o Buriti Sereno receberá ações semanalmente aos sábados, abrangendo as quatro etapas do setor.

Além do Buriti Sereno, durante a semana as equipes também estiveram nos bairros Independência, Rosa dos Ventos, Madre Germana e Cidade Vera Cruz. No Setor Rosa dos Ventos, a operação foi iniciada no último dia 12 e será estendida aos 10 bairros com maior incidência de dengue, como Jardim Nova Olinda, Retiro do Bosque e Cidade Livre. A previsão é de 60 dias de ação intensiva, alcançando mais de 51 mil imóveis em Aparecida.

No lançamento da operação, o prefeito Leandro Vilela reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública e destacou que o combate à dengue exige a participação de todos.
“Estamos fazendo a nossa parte desde o início do ano, mobilizando equipes, equipamentos e recursos. Mas essa é uma luta coletiva: cada morador precisa cuidar do seu quintal, eliminar criadouros e evitar o descarte irregular de lixo e entulho”, pontuou o prefeito.

A cidade já contabiliza mais de 3 mil casos confirmados de dengue em 2025, segundo a SMS. Até o momento, não há registros de óbitos. Mesmo com a aproximação do fim do período chuvoso, a SMS alerta para o risco de aumento nos casos e reforçam a importância das ações preventivas.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, a mobilização continuará nas próximas semanas e será ampliada para outras regiões da cidade.
“A nossa missão é garantir um ambiente mais limpo e seguro para todos os moradores de Aparecida. Estamos atentos, vigilantes e atuando com firmeza”, sublinhou.

Além da operação emergencial, a Prefeitura mantém programas permanentes como o Aparecida Limpa e conta com parcerias com o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia para ações conjuntas em bairros próximos à capital.

Manutenção – Paralelamente, a SDU também executou neste sábado, 22, serviços de limpeza e roçagem no Cemitério Municipal Jardim da Esperança, localizado no Setor Buenos Aires. A ação visa manter o espaço preservado, livre de criadouros e adequado para visitação da população.

Navegue entre as notícias