Município oferece gratuitamente imunizantes contra mais de 30 doenças, incluindo a covid-19 e a gripe. Vacinação ocorre sem necessidade de agendamento
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) disponibiliza vacinação gratuita em 39 postos fixos espalhados por toda a cidade. A oferta segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Não é necessário agendamento para ter acesso ao serviço, basta procurar qualquer um dos postos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação. Ao todo, os imunizantes oferecidos protegem a população contra mais de 30 doenças, incluindo a covid-19 e a gripe.
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que os imunizantes oferecidos na cidade são seguros e eficazes: “O PNI é um dos melhores e mais completos programas de imunização do mundo. Graças a esse trabalho, gerações inteiras têm sido protegidas gratuitamente. Inclusive, só por conta da vacinação conseguimos erradicar doenças como a poliomielite e controlar a pandemia da covid-19. Não existem razões lógicas e históricas para ter medo da imunização. Ela é fundamental para a saúde pública”.
Onde se vacinar
Em Aparecida, a vacinação está disponível em 39 locais:
Horário de funcionamento
A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.
Vacinação contra a covid-19
Adolescentes e adultos, isto é, moradores acima de 12 anos, têm acesso à vacinação contra a covid-19 em todos os 39 postos fixos da cidade. A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
A segunda dose é aplicada de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose).
Moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen também podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.
Pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose (qualquer que seja o imunizante) há quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina.
Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz.
Para receber a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado no momento da imunização.
Assim como em adultos, a vacinação pediátrica contra a covid-19 pode ser realizada conjuntamente com as demais vacinas do Calendário Nacional, ou seja, não há mais intervalo mínimo exigido entre a administração deste e de outros imunizantes. Eles podem ser aplicados no mesmo dia.
Vacinação contra a gripe
A Campanha de Vacinação contra a gripe também continua na cidade. Qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode receber o imunizante em todos os 39 postos fixos de Aparecida. A vacinação contra a Influenza é anual, independentemente da época em que os moradores receberam a última aplicação. “Todas as pessoas que se vacinaram contra a gripe com doses da Campanha do ano passado, mesmo que tenha sido no final do ano ou em janeiro ou fevereiro deste ano, podem retornar agora para receber essa dose de 2022, que protege contra novas cepas”, explica Renata Cordeiro.
A gestora lembra ainda que todos os anos a vacina contra a Influenza é atualizada de acordo com as variantes em circulação, conferindo proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e o vírus B.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)