Aparecida de Goiânia, 20 de março de 2015 – Sabendo que a água é um recurso natural essencial para sobrevivência dos seres vivos e em meio à crise hídrica que as nações estão enfrentando, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta sexta-feira (20) Concurso de Paródia em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. O evento marca o início das celebrações que se estenderão até o dia 29, com a Pedalada Amiga da Água.
Três turmas da Guarda Mirim disputaram o Concurso de Paródia, no Parque da Criança. Todas as músicas cantadas tiveram como foco a conscientização sobre o uso da água. A turma vencedora apresentou a paródia da música “Nocaute”, da dupla Jorge e Mateus, seguida pela paródia de “Ce topa” do Luan Santana, que ficou em segundo lugar, e Asa Branca de Luiz Gonzaga, em terceiro.
“A água é o bem mais importante da nossa vida. A geração mais nova tem o papel fundamental na conscientização do não desperdício da água. Nossas crianças aprendem educação ambiental nas escolas e podem nos ajudar orientando pais, familiares e amigos”, disse o prefeito Maguito Vilela;
Ainda durante seu discurso, o prefeito ressaltou o trabalho desenvolvido pela Semma ao longo de sua gestão. “Já aparecemos até em um programa nacional, com a campanha contra poluição sonora, isso é sinal de que nossa secretaria é reconhecida pelas ações que vem desenvolvendo”, comemorou Maguito.
Dando continuidade a semana da água, no dia 29 (domingo), às 8 horas, a Semma vai realizar Pedalada Amiga da Água, que sairá do Ginásio da Vila Brasília com destino ao Parque da Criança, no Mansões Paraíso. Ao todo são 9,4 quilômetros de percurso.
No final das apresentações foram distribuídos troféus e medalhas para os alunos da guarda. Após o concurso a representante da Saneago Maria Alice Souza ministrou palestra sobre o uso consciente da água. O evento contou ainda com pula-pula e lanche para as crianças. Na ocasião foram distribuídos kit com garrafas squeeze e canetas personalizadas.
No dia da Pedalada Amiga da Água também terá entrega de kits com camisetas e garrafas squeeze personalizadas para os participantes, além de show ao vivo no Parque da Criança, destino final da pedalada. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição na sede da Semma, situada na Rua Antônio Barbosa Sandoval, APM 4, Centro, no facebook Semma Aparecida ou ainda na loja de suplementos alimentares Suply Nutrition, que fica na Avenida Rio Verde, em frente ao Buriti Shopping. “Basta fornecer o nome completo para participar da pedalada”, informa o secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo”.
A Semma também está desenvolvendo um projeto que vai catalogar todas as nascentes do município. O objetivo é firmar parceria com as empresas privadas, para que cada uma adote uma nascente e ajude o poder público a cuidar e preservar. Ainda de acordo com o secretário Aparecida conta com aproximadamente 300 nascentes, espalhadas pela cidade. “Todas essas ações são contribuição do nosso município em meio à crise hídrica que afeta vários países”, pontuou.
Outro projeto que visa a preservação dos recursos naturais de Aparecida, é o Plano de Manejo das Serra das Areias que está sendo discutido pela Câmara Municipal. O plano foi elaborado a partir de uma minuciosa coletânea de dados da fauna e flora da serra, além dos impactos da ocupação no local, sua geologia e detalhes socioeconômicos da região. “A Serra das Areias possui 35% da água do município, por isso o plano é muito importante também para a preservação das nascentes que a serra possui”, completou Fábio Camargo.
Projeto de lei regulamentará o desperdício de água em Aparecida
Nesta semana, o prefeito Maguito Vilela encaminhou a Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água em edificações e dispõe sobre o controle do desperdício de água potável. O texto foi elaborado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com participação do vereador Ezízio Barbosa (PMDB) e também faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Água.
“Será um grande avanço para o município, porque o maior desperdício de água vem do consumo inconsciente. Muitas pessoas passam horas lavando suas calçadas com água limpa. Em meio à crise hídrica que estamos vivendo, o poder público não pode deixar que a população continue agindo assim”, reitera Fábio Camargo.
Dentre as justificativas do projeto está a citação à Lei Orgânica do Município que afirma que todos têm direito ao meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado bem como a importância do diagnóstico da definição de diretrizes para seu melhor aproveitamento no processo de desenvolvimento econômico-social; e que também determina que condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores a sanções administrativas com a aplicação de multas diárias e progressivas.
Crise hídrica
Apesar de que a Terra seja formada, em sua maior parte, por água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Além da escassez de água em algumas regiões, a sociedade enfrenta ainda o problema da baixa qualidade. A poluição faz com que a água disponível não esteja própria para o consumo.
Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 1400 crianças, menores que cinco anos de idade, morrem todos os dias no mundo em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Diante da importância da água e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1992 o Dia Mundial da Água e visa à ampliação da discussão sobre políticas públicas e conscientização sobre o consumo e reuso da água.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)