Controle social e integração de políticas públicas norteiam Conferência Municipal de Defesa Civil

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 18 de fevereiro de 2014 – Com o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional” foi aberta nesta terça-feira, 18, a 3ª Conferência Municipal de Defesa Civil (CMPDC) de Aparecida de Goiânia, que é uma preparação para a etapa estadual. Durante a solenidade, o prefeito Maguito Viela destacou a importância da iniciativa. “Nas conferências municipais, a comunidade pode se organizar e dizer o que espera da Defesa Civil. Todas as propostas serão levadas para a etapa nacional, onde serão criadas as bases da Defesa Civil do amanhã”, afirmou.

Segundo o superitendente da Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, estão entre as metas da conferência, avaliar a ação governamental – em especial na espera jurídica, propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). “Nosso objetivo é propor diretrizes para uma Defesa Civil mais efetiva, para poder minimizar o sofrimento da população em relação aos efeitos climáticos e desastres naturais”, informou o superintendente.

A 3ª CMPDC é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) e 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC) e contou com os seguintes eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes. O evento acontece durante todo o dia, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

De acordo com o regimeto interno da 3ª CNPDC, os municípios podem convocar uma etapa municipal publicando em veículo oficial a data, local e outros detalhes de realização da conferência. Os organizadores da etapa nacional consideram a realização das municipais de extrema importância para que as políticas públicas de proteção e defesa civil sejam criadas em conjunto com a sociedade civil.

 

PRESENÇAS – O evento realizado pela prefeitura, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, contou com a participação do vereador Marcone Marinho; dos secretários Ribamar (Esporte e Lazer), Domingos Pereira (Educação), Marinho Resende (Procon), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), e  Euler Morais (Governo e Integração Institucional).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)