Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Devido ao solo arenoso, Aparecida de Goiânia possui alguns problemas com erosões que afetam as vias. Um dos bairros que…
Devido ao solo arenoso, Aparecida de Goiânia possui alguns problemas com erosões que afetam as vias. Um dos bairros que sofrem com este problema é o Recanto das Emboabas e preocupados com os riscos ocasionados pela erosão, como a falta de energia para os moradores da região, os membros da administração municipal e da Enel Distribuição se reuniram na manhã desta quinta-feira, 12, na sala de reuniões da Prefeitura. A reunião teve como objetivo de unir forças e buscar uma solução rápida e eficaz para conter o deslizamento de terras próximo a subestação de energia elétrica instalada no setor.
O secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Mário Vilela, destacou que o projeto para a recuperação definitiva do terreno e da galeria de água pluvial está pronto e depende apenas de recursos para licitar o material necessário e executar a obra. “Temos observado or problema de perto há algum tempo e nosso único empecilho é que, mesmo utilizando recursos próprios do município ou do governo federal, ainda teríamos que licitar o material, o que demanda muito tempo e a contenção desta erosão é um caso de extrema urgência”, destacou o secretário.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Enel, Humberto Eustáquio, a erosão está prestes a atingir a subestação e que esta reunião com o poder público é importante para quem sabe serem realizadas parcerias e assim o problema ser solucionado. “Nossa preocupação é com a chegada do período chuvoso que pode agravar ainda mais a situação no local. Por isso acreditamos que se unirmos as forças com a administração municipal, vamos conseguir uma solução rápida e definitiva, resolvendo assim a questão da erosão, diminuindo os prejuízos aos moradores e também para a empresa”, comentou.
No final da reunião ficou então decidido que a empresa de energias Enel fará um orçamento para viabilização e compra do material necessário para a contenção definitiva da erosão e a Prefeitura executará a obra, com maquinário e mão-de-obra próprios. “Até que o material chegue, vamos fazer um trabalho inicialmente paliativo, evitando que ela aumente neste período. E a expectativa é de que iniciemos as escavações para colocar a areia necessária para tapar o buraco já no próximo mês”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela que estava acompanhado da equipe técnica da Seinfra.
Convênio
Os representantes da Enel Distribuição aproveitaram a reunião para tratar de um segundo convênio entre as instituições com o intuito de construir mais uma subestação de energia elétrica na cidade. O plano é que o município conceda uma área adequada para instalação da rede de alta tensão.
“Devido ao crescimento rápido da cidade, uma nova subestação é necessária, pois a cada dia que passa mais industrias se instalam em aparecida. Por isso estamos aqui para ver, se é possível a concessão de uma área para implantarmos a nova subestação”, salientou o diretor de Relações Institucionais da Enel, Humberto Eustáquio.
Para o chefe da Casa Civil de Aparecida, Afonso Boaventura, a ideia é que o terreno doado seja um da região Leste, próximo ao Complexo Logístico Industrial Alfandegário (CLIA) e da área onde será implantado o aeroporto executivo. “A administração é a mais interessada na ampliação do atendimento elétrico na cidade, pois aumentando a capacidade estaremos mais preparados para receber novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais empregos”, pontuou Afonso que na ocasião, representou o prefeito Gustavo Mendanha.