Coordenação de Urgência da SMS acompanha atendimento no plantão noturno das unidades

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Aparecida de Goiânia, 15 de abril de 2016 – A equipe de coordenação de urgência e emergência, representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acompanharam na madrugada desta sexta-feira (15), os atendimentos do plantão noturno nas quatro unidades de urgência do município. A iniciativa tem como objetivo acompanhar o fluxo de atendimento, garantindo qualidade, celeridade e o funcionamento pleno das unidades 24 horas.

Participaram da visita a diretora de Atenção à Saúde, Elivaine Moreira, o coordenador médico da SMS Francisco Porto e a coordenadora de Urgência e Emergência Amanda Melo. “A SMS vai acompanhar de perto as equipes das unidades nos plantões diurno e noturno. É uma diligência completa na equipe médica, de enfermagem, administrativa e operacional, conversando com os profissionais e avaliando a porta de entrada, estabilização e enfermaria”, explicou Francisco Porto.

A visita se iniciou às 3h30 da manhã, e a primeira unidade que recebeu a coordenação de urgência foi o Cais Nova Era, com equipe de enfermagem e clínicos completos. “É importante que a população saiba que também nos preocupamos em trabalhar em ritmo de plantão para garantir o fluxo de atendimento. Dessa forma nenhum turno atrapalha o outro”, destacou a diretora de Atenção à Saúde, Elivaine Moreira.

O plantão noturno se inicia às 19 horas e finaliza às 7h da manhã, horário que começa também o plantão diurno. Por isso, as equipes optaram por visitar as unidades nesse período, que é de transição de um plantão para o outro. Após o Nova Era, a visita seguiu para a Unidade de Pronto Atendimento do Buriti Sereno (UPA) que também contava com equipes completas, atendendo conforme a prioridade clínica.

Na UPA do Brasicon, os coordenadores da Urgência da SMS conversaram com o corpo clínico, sensibilizando sobre a importância de iniciar o plantão pontualmente para garantir a celeridade do fluxo de atendimento. “Nós temos uma equipe de profissionais de saúde muito competente. É importante que todos os servidores das unidades sintam que a SMS zela pela qualidade do serviço prestado à população, mas também pelas boas condições de trabalho, por isso, eles podem contar com o apoio da coordenação”, acrescentou Amanda Melo.

No início da manhã, o Cais Colina Azul recebeu a equipe de coordenação. A unidade também estava com quadro médico, enfermagem e administrativo completo. O plantão seguia tranquilo com poucos pacientes na unidade.

Classificação de risco

Segundo a SMS, é importante que a população saiba que as unidades de urgência e emergência organizam os atendimentos de acordo com o protocolo de Manchester. Ou seja, todos os pacientes que procuram atendimento passam por uma classificação de risco, que define a prioridade clínica de cada paciente.

Pacientes classificados com ficha vermelha precisam de atendimento imediato, pois possuem risco iminente de vida. As fichas laranja e amarela, respectivamente, também são classificadas como casos de urgência, porém nesta situação o paciente não corre risco iminente de vida, portanto, pode aguardar um tempo para ser atendido, diferentemente das fichas vermelhas, por exemplo.

Na sequência vêm as fichas verde e azul. A primeira classifica pacientes que precisam de atendimento, mas são considerados pouco urgentes e podem ser atendidos em até duas horas. As fichas azuis não são consideradas casos de urgência e a unidade tem de quatro horas para atendê-los ou remarcar a consulta em até sete dias, segundo o protocolo.

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