Correios define área para permuta e construção do terminal do BRT, na Vila Brasília, será agilizada

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 30 de junho de 2015 – O prefeito Maguito Vilela e o diretor adjunto do Correios, Valdeir Pimenta, definiram a área que será permutada entre a prefeitura e o órgão para construção do terminal de embarque e desembarque de passageiros do Bus Rapid Transit (BRT)Norte-Sul na congruência das avenidas Rio Verde, Paraguassu e Tapajós, na Vila Brasília. A área fica na região leste de Aparecida, próxima à extensão do Anel Viário e do desvio da BR-153, no Jardim Verde Vale.

“É uma região que está se desenvolvendo rapidamente em Aparecida e se tornará num mastercomplexo de infraestrutura e logística do município, abrangendo o futuro aeroporto executivo, o Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eixo Norte-Sul 01 (NS01) e o desvio da BR-153 que também está sendo viabilizado”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela. A área analisada pelo órgão e que será reavaliada pela prefeitura possui 18 mil m² e custa o equivalente a R$ 6,4 milhões.

O interessante na visão dos Correios, é que a área permitirá ao órgão construir um novo Centro de Distribuição de Cartas e Encomendas na cidade. “Por se tratar de uma permuta, a área não pode ter valor venal maior ou menor que a atual área dos Correios na Vila Brasília. Não há nenhum impedimento da Direção Nacional para a permuta, o que queremos aqui é desburocratizar o processo e dar agilidade para a obra do BRT”, destacou o diretor regional do Correios em Goiás, Sérgio Repolho.

Segundo o prefeito Maguito Vilela, a transferência das áreas deve ser acelerada para que o projeto, que é de interesse público, seja viabilizado em Aparecida, já que as obras da frente Norte do BRT (em Goiânia) já estão avançadas. “Estamos resolvendo um problema público que beneficiará a população das duas cidades. O objetivo aqui é simplificar o processo, claro, dentro da legislação, para dar celeridade às obras do BRT”.

A reunião técnica também foi acompanhada pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa. A prefeitura quer que a companhia realize Estudo de Viabilidade de Extensão do BRT Norte Sul entre o Terminal Cruzeiro e o Terminal Garavelo. “O prefeito Maguito Vilela demonstrou interesse em expandir o BRT até aquela região. Faremos o estudo em agosto para saber se o projeto é ou não viável para ambas as partes”, relatou o presidente.

Também participaram da reunião os secretários Afonso Boaventura (Planejamento), que comandou a comissão de análise das áreas propostas pela prefeitura e Correios; Euler Morais (Governo), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Júlio Lemos (Habitação), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Valdemir Souto (SMTA), o coordenador da implantação do BRT, Ubirajara Abud, e o diretor adjunto dos Correios, Valdeir Pimenta.

BRT – Considerado um dos principais projetos de mobilidade do país, o BRT é um corredor exclusivo para ônibus que interligará a Região Noroeste da Capital ao município de Aparecida. Dos 21,8 quilômetros de extensão do corredor, oito serão em Aparecida de Goiânia. O projeto prevê a interligação dos dois municípios partindo do Terminal Cruzeiro do Sul, que fica na Avenida Rio Verde – passando pela Vila Brasília – até o Terminal Recanto do Bosque, em Goiânia.

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) contará, incialmente, com quase 100 ônibus, distribuídos em quatro linhas distintas. Serão 22 quilômetros de pista exclusiva, seis terminais e 39 estações, para transportar 112 mil passageiros diariamente. Os ônibus do BRT irão circular na velocidade estimada de 28 km/h, o dobro da velocidade atual. A frota atenderá 148 bairros da capital e de Aparecida. A expectativa é que o sistema tenha capacidade para transportar uma média de 15 mil pessoas em horários de pico.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)