O dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza em Aparecida será no dia 16 de maio, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina e nos Cais Nova Era e Colina Azul. O dia D estava previsto para 13 de maio, mas em virtude do feriado de aniversário da cidade, comemorado no dia 11 de maio, a data foi alterada.
A Campanha de Vacinação contra Influenza se iniciou no dia 17 de abril no município, e está sendo realizada conforme calendário de grupos prioritários (confira cronograma abaixo). A Campanha se estenderá até o dia 26 de maio. O objetivo é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, que representa aproximadamente 1.416.008, da população total de 1.573.343 pessoas. No dia D, 16 de maio, todos os grupos prioritários poderão se vacinar simultaneamente.
“A meta da Secretaria de Saúde é reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A campanha é anual, ou seja, mesmo quem já tenha se vacinado no ano passado, é necessário tomar outro dose”, explicou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.
A vacina trivalente é segura e protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina, Ambulatório Central (antigo Pronto Socorro) e Centro de Saúde Papilon Park. Os horários variam nos postos fixos e volantes (ver lista de unidades e horários abaixo).
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) deverão apresentar documento pessoal e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho, cartão de gestante) no ato da vacinação, professores e trabalhadores da saúde devem apresentar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional. Para pacientes com comorbidades é necessário prescrição médica, que também deverá ser apresentada no dia da vacinação.
Professores, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas ou privados de liberdade também têm direito a vacina, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Cronograma de Vacinação 2017:
Visando otimizar o atendimento aos grupos prioritários e minimizar filas.
17 a 20/04: Trabalhadores da saúde
24 a 28/04: Idosos
02 a 05/05: Gestantes, puérperas e crianças
08 a 12/05: Comorbidades
16/05 Dia “D”: Todos os grupos
15 a 19/05: Professores
22 a 26/05: todos os grupos
Postos de Vacinação
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)