Na manhã desta sexta-feira, 14, alunos da Escola Municipal Telma Regina, no setor Veiga Jardim, participaram de uma palestra educativa sobre o bullying. O tema faz parte do Projeto OAB Cidadania, em parceria com a rede municipal de Educação e a Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Aparecida), e teve como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre as consequências do problema e as formas de prevenção.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Valéria Pettersen, explica que a escola é o ambiente adequado para conscientizar as crianças e adolescentes. “O bullying está em todos os lugares, inclusive na escola, na família e na sociedade. E a comunidade escolar, formada por pais, professores e estudantes, é propício para fortalecermos uma união e juntos lutarmos pelo respeito, igualdade e uma educação de qualidade”, frisou.
Cerca de 100 alunos do 4° ao 8° ano do Ensino Fundamental participaram da mobilização. “É importante falar sobre o bullying principalmente nas escolas porque é o ambiente onde os jovens passam a maior parte do tempo e adquirem conhecimento. E nós acreditamos que essas palestras podem mudar hábitos e gerar bons frutos para as próximas gerações”, pontuou a advogada criminalista Anelisa Melo, que ministrou palestra para as turmas da escola.
A estudante Wellen Freitas comentou da importância da palestra e afirmou que a sociedade precisa enfrentar o problema. “O bullying está presente em todos os lugares e devemos enfrentar o problema com a união de toda a sociedade. Muitas pessoas sofrem e carregam marcas para a vida toda e isso precisa ser combatido”, pontuou.
A coordenadora pedagógica Felisandra Alves destacou a importância de ações de combate ao bullying. “É importante que os jovens entendam que bullying pode causar consequências graves. E a escola é o ambiente favorável para debater o assunto e promover a conscientização”, ressaltou.
O Projeto OAB Cidadania foi lançado do mês de maio em parceria com a prefeitura de Aparecida e promoverá uma série de palestras ao longo deste ano na rede municipal com os temas: Cidadania, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito do Trabalho, Direito da Mulher, Direito Ambiental entre outros assuntos. “Os problemas relacionados ao bullying são imensos, uma das consequências disso é a queda de rendimento escolar dos alunos que sofrem com o problema. Por isso debater o tema na escola é muito importante”, destaca a advogada Anelisa Melo, que integra a Comissão de Direito Criminal e Comissão da Mulher Advogada – da Subseção.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)