Votação será em 28 de novembro e vai eleger diretores e coordenadores das escolas e CMEIs para o biênio 2026/2027
A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia iniciou oficialmente o processo eleitoral para a escolha dos gestores escolares que vão atuar no biênio 2026/2027 nas Escolas Municipais e CMEIs da cidade. O edital com todas as normas do pleito foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município e marca o início de uma das etapas mais importantes da gestão democrática nas unidades de ensino da rede.
A votação será realizada no dia 28 de novembro de 2025, com funcionamento das urnas das 7h às 21h. Participam do processo professores, servidores administrativos, pais e responsáveis legais, além de estudantes com 12 anos ou mais, todos com direito a voto. As eleições serão diretas e secretas, organizadas por comissões eleitorais formadas em cada unidade e supervisionadas pela Comissão Eleitoral Central da Secretaria.
Para validar o resultado, é necessário atingir quórum mínimo de 30% do colégio eleitoral da escola ou CMEI. Já o período oficial da campanha eleitoral será de 27 de outubro a 26 de novembro, com regras específicas para garantir a lisura do processo e o respeito à comunidade escolar.
Podem se candidatar aos cargos de diretor e coordenador-geral (secretário-geral) os servidores efetivos e estáveis da rede municipal, com pelo menos três anos de experiência em atividade pedagógica, lotação mínima de seis meses na unidade onde desejam concorrer, e conclusão do curso de capacitação em gestão escolar oferecido pela SME neste ano, entre outros requisitos legais.
As inscrições das chapas ocorrerão entre os dias 4 e 15 de setembro, e a posse dos eleitos está prevista para o início de 2026. Toda a documentação exigida, prazos e etapas do processo constam no edital, que já está disponível para consulta no site da Prefeitura.
A secretária de Educação, professora Núbia Vieira, destaca a importância da participação da comunidade escolar em todas as etapas do processo. “A gestão democrática fortalece o vínculo entre escola e comunidade e garante que as unidades de ensino sejam conduzidas por lideranças comprometidas com a qualidade da educação. Convidamos todos a participarem com responsabilidade, transparência e diálogo.”
O prefeito Leandro Vilela também reforça o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação e a participação cidadã. “Esse processo é fundamental para consolidar uma rede pública forte, participativa e conectada com as reais necessidades das nossas crianças e jovens. Nossa gestão acredita no protagonismo das escolas e no papel de cada servidor, estudante e família na construção de uma educação cada vez melhor.”
Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Eleitoral Central da Secretaria Municipal de Educação.
Principais pontos do processo eleitoral
• Data da votação: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), das 7h às 21h
• Quem vota: Professores, administrativos, pais ou responsáveis e alunos com 12 anos ou mais
• Quem pode se candidatar: Servidores efetivos e estáveis com:
• Experiência de pelo menos 3 anos em atividades pedagógicas
• Lotação mínima de 6 meses na unidade
• Curso de capacitação com carga de 40h e aproveitamento mínimo de 70%
• Quórum mínimo: 30% do colégio eleitoral
• Inscrição de chapas: 4 a 15 de setembro
• Campanha eleitoral: 27 de outubro a 26 de novembro
• Votação em CMEIs: Apenas para o cargo de diretor
• Documentos obrigatórios: Certidões negativas, plano de gestão, declarações e ficha de inscrição (lista completa no edital)