Eixos estruturantes prometem transformar mobilidade urbana em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Três eixos fazem parte do maior projeto de mobilidade urbana já visto na história do município. São eles: o Eixo Norte-Sul 1, 3 e 5.

Aparecida de Goiânia, 20 de agosto de 2015 – Quem precisa transitar pelo centro de Aparecida em direção a região leste da cidade, já pode comemorar. É que parte de uma das pistas que fazem parte do Eixo Viário Norte Sul 01 está pronta e foi liberada para os motoristas. Até o momento, 65% das obras foram concluídas. Agora, está sendo construída a segunda pista do ENS01 da Avenida W-1 até a Avenida das Palmeiras no Jardim dos Buritis. 

 O eixo completo terá 13,5 quilômetros de extensão e ligará o setor Jardim Bela Vista ao Polo Industrial do município, passando pelos bairros Santa Luzia, Chácara São Pedro, Jardim dos Buritis, Conjunto Mabel e Retiro do Bosque, interligando a região leste ao centro do município. No trecho da pista já pronto e liberado, parcialmente, para o tráfego foi implantada uma ponte sobre o córrego Almeida e um bueiro sobre o Rio Vermelho.

Ao todo uma ponte e seis bueiros celulares compõem o trecho no ENS01. “Após a conclusão do eixo, os motoristas poderão utilizar a via como rota alternativa, sem precisar passar pela BR-153, diminuindo assim, o trafego na rodovia federal, e consequentemente, reduzindo o número de acidentes”, sublinha o secretário de Controle Interno, André Luis Rosa, responsável pela fiscalização da obra. A previsão da Prefeitura é de concluir todo o eixo no ano que vem.

A primeira parte prevista pelo projeto dos Eixos Estruturantes já foi entregue a população de Aparecida. É o Eixo Norte-Sul 3, via liga o Centro do município, passando pelo Polo Empresarial e Região da Vila Maria, chegando por fim na Avenida São Paulo. O NS3 é outra rota para desafogar o tráfego na BR-153, interligar Aparecida à capital e garantir mais segurança aos motoristas.

Os eixos estruturantes compõem o projeto de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio de Aparecida e tem como objetivo principal diminuir o tráfego de veículos pela BR-153, reduzindo os riscos de acidentes. Os recursos, no valor de R$ 78 milhões, foram adquiridos no financiamento feito junto à Corporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina. A contrapartida da Prefeitura é de pouco mais de R$ 8 milhões.

“Esse recurso foi buscado com muito empenho. Somos a primeira cidade do Centro-Oeste a conquistar este benefício, graças à somatória de esforços de todas as esferas do governo municipal. A integração entre todos foi o que permitiu que Aparecida conseguisse realizar esse importante projeto de mobilidade”, pontua o prefeito Maguito Vilela.

Segundo presidente da Superintendência Municipal de Trânsito Valdemir Souto, 70 mil veículos trafegam pela BR-153, no perímetro urbano de Aparecida, todos os dias. “O fluxo de pessoas na BR-153 é muito grande, muitos utilizam a via apenas para transitar entre as cidades de Aparecida e Goiânia. Com os eixos os motoristas poderão usar rotas alternativas e se locomover com mais segurança e menos trânsito”, destaca Valdemir Souto.

O terceiro trecho que completa o complexo viário é o Eixo Norte-Sul 5, que será responsável por conectar cinco grandes avenidas da Região Oeste, interligando bairros como o Hilda, Cidade Vera Cruz, Jardim Helvécia e Cardoso 1 e 2; dando acesso direto à Avenida Rio Verde. O eixo será uma rotatória elíptica que passará também sobre o córrego Tamanduá. Toda essa nova malha viária estará ligada à porção oeste do anel viário, dando fluidez ao trânsito.

A obra que completa o complexo viário e que também modificará a região Oeste da cidade é a Avenida NS5. Trata-se de uma via que ligará as cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Para isso, será construída uma ponte na Avenida Embaixador, facilitando o acesso à Avenida Rio Verde. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)