Em Aparecida, imóveis tiveram redução no IPTU e ITU neste ano

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 14 de março de 2016 – A Secretaria de Finanças de Aparecida de Goiânia informa que 115 mil imóveis na cidade tiveram o valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) reajustado abaixo da inflação ou tiveram redução. Isso equivale à cerca de 50% dos 228 mil imóveis edificados e não edificados do município. Esta previsão é de acordo com a nova revisão da Planta de Valores. E a data para pagamento à vista, com 15% de desconto, mudou de 15 para 31 de março.

Dentro da revisão da Planta de Valores, 40 mil dos 146 mil imóveis edificados na cidade terão o IPTU de 2016 com valor menor que em comparação ao valor do ano passado. A Prefeitura de Aparecida estima ainda que cerca de 65 mil imóveis não tiveram aumento ou terão apenas reposição inflacionária.

O Índice de Preços ao Consumidor  Amplo (IPCA) – o índice oficial da inflação do país – fechou 2015 em 10,67%. O IPTU dos demais imóveis receberam, em média, reajuste de 9,5% acima da inflação oficial. Em relação ao ITU, 42 mil dos 81 mil lotes sem edificações da cidade tiveram reajuste dentro do índice da inflação e oito mil não tiveram aumento do seu valor em 2016. O restante foi reajustado, em média, 7% acima do IPCA.

Além da redução do IPTU para milhares de contribuintes, a mudança da data de pagamento da 1ª parcela ou com desconto de 15% tem como objetivo de facilitar para o cidadão. A mudança atendeu a pedido dos vereadores da cidade. Para pagamento à vista, até 31 de março, o contribuinte receberá 15% de desconto no IPTU ou ITU.

O contribuinte também pode optar pelo parcelamento do IPTU/ITU em até 10 vezes. No caso do IPTU, a Prefeitura encaminhou o carnê para a residência do cidadão. Já no caso do ITU, por ser lote vago, o proprietário deve retirar a guia de recolhimento do imposto pelo site www.aparecida.go.gov.br ou no SAC Centro, Garavelo, Nova Cidade ou nas lojas de atendimento da Prefeitura de Aparecida na Vila Brasília, Cidade Livre e Parque Flamboyant. Além dos postos de atendimento nas unidades Vapt Vupt Buriti Shopping e Araguaia Shopping.

“Hoje temos uma inversão na realidade dos imóveis em Aparecida. Em 2009, quando o prefeito Maguito Vilela assumiu a prefeitura havia mais lotes baldios do que edificações na cidade. Atualmente temos 146 mil imóveis edificados e 81 mil lotes vagos e antes esse número era o inverso. Isso se deve à política de expansão e desenvolvimento da cidade, além de obras e benefícios que estão sendo implantados em todos os bairros da cidade”, explicou o secretário de Finanças, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues.

Para avaliar a nova planta de valores dos impostos foi criada uma comissão formada por quatro servidores da Secretaria de Finanças, representantes da sociedade civil organizada, como um membro da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), dois vereadores e um corretor de imóveis. Essa comissão analisou todos os benefícios implantados nos bairros de maio a setembro de 2015.

“Eles analisaram a cidade bairro por bairro, quadra por quadra, rua por rua para saber o valor venal dos imóveis tanto os edificados quanto os não edificados. A maioria dos bairros de Aparecida vem recebendo constantemente benefícios por parte da prefeitura, como unidades de saúde, escolas, cmeis, quadras poliesportivas cobertas, recapeamento e pavimentação”, sublinhou o secretário.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)