Aparecida de Goiânia, 15 de janeiro de 2015 – Os representantes da empresa Reusi – Tecnologia Renovável apresentaram na tarde desta quarta-feira (15) ao prefeito Maguito Vilela uma proposta para fornecer o serviço de reciclagem e destinação adequada aos resíduos sólidos do município. Com investimento de mais de R$ 75 milhões e tecnologia própria, proposta garante 100% de aproveitamento do atual montante de lixo depositado no aterro sanitário de Aparecida em prazo de 15 anos.
“O projeto me parece interessante. Iremos consultar a Procuradoria do Município e fazer um estudo detalhado” – afirma Maguito. Segundo o diretor da empresa, Luiz Fernando Carlos Fantini, a tecnologia patenteada pela Reusi transformará o lixo em subprodutos como óleo diesel e também placas de resina utilizadas na construção civil. “A primeira triagem separa garrafas peti, vidros e metais. Depois o que sobra vai para um reator que transforma o material em óleo e também em um piso inerte, impermeável, térmico e antiderrapante que patenteamos” – explica o diretor.
Durante a reunião foram apresentadas ao prefeito imagens de aerofotometria, de georreferenciamento e uma maquete virtual da área do Aterro Sanitário do município feitas pela empresa Geopix. Segundo Luiz Fernando o projeto não terá nenhum ônus aos cofres públicos. “Pedimos apenas que a prefeitura nos ceda um terreno próximo à área do aterro. Além de solucionarmos problemas ambientais e gerarmos 135 empregos diretos no município, Aparecida arrecadará cerca de R$ 4 milhões em ISS” – conta o diretor.
A reunião contou com a presença do procurador do município Domilson Rabelo da Silva Júnior, e dos secretários Euler Morais (Governo e Integração Institucional), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação Social); além da diretora de Resíduos Sólidos, Márcia Nayana e da diretora jurídica Ivna Lauria. “Todos os dias são coletados cerca de 400 toneladas de resíduos em nossa cidade. Aparecida foi uma das primeiras cidades do país a transformar o antigo lixão em Aterro Sanitário. O próximo passo é reciclar e destinar corretamente estes resíduos” – afirma Márcia Nayane.
Sustentabilidade
“Acabo de chegar de uma audiência pública que debate justamente o Plano de Manejo da Serra das Areias. De modo que temos todo o interesse em seguir as normas ambientais” – explica o prefeito. Segundo Luiz Fernando Carlos Fantini, o problema da destinação correta de resíduos sólidos é generalizado em todo o país. “Nós conseguimos resolver este problema para os municípios sem nenhum ônus. Temos tecnologia própria. No futuro, Aparecida poderá até mesmo vender este serviço para outras cidades do estado. Independente de onde venha este lixo, o lucro da Reusi virá da venda do material reciclado” – afirma o diretor.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)