Encontro Regional reforça a importância da humanização da Saúde

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo - Secom

Uma maior aproximação entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde visando uma maior confiança nos serviços prestados e, conseqüentemente, a humanização do atendimento. Estes foram os principais pontos discutidos durante o 1º Encontro Regional em Educação Permanente para os Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso foi realizado nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, pelo Centro de Formação em Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e reuniu 180 profissionais de diversos setores da saúde pública de diversos municípios goianos, sendo 140 somente de Aparecida. Durante todo o dia ficou claro que esta aproximação entre os profissionais e os usuários gera mais confiança e melhores resultados no atendimento.

      A participação dos profissionais nas palestras e troca de informações evidencia a necessidade e a importância da humanização e da educação permanente de quem trabalha no SUS. O 1º Encontro Regional em Educação Permanente para os Trabalhadores do SUS foi realizado durante todo o dia no Centro Cultural José Barroso foi aberto pelo vice-prefeito Ozair José (PT) e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, que sinalizaram que este encontro deverá ser anual, dada a importância da educação permanente.

O 1º Encontro Regional seguiu as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do SUS (PNEPS), uma iniciativa do Ministério da Saúde. O objetivo da PNEPS é a formação e o desenvolvimento dos profissionais para, assim, transformar e aperfeiçoar as práticas em busca de soluções para os inúmeros desafios do Sistema.

Antes do início das palestras, os participantes assistiram a apresentações culturais de catira com o grupo Meninas de Aparecida e de violeiros. O ex-secretário Estadual de Saúde de Goiás, Fernando Passos Cupertino de Barros, foi o primeiro palestrante da manhã para, em seguida, participar da mesa redonda sobre “A importância da dimensão humana nos serviços e na gestão em saúde”, junto com a participação da representante da Escola de Saúde Pública do Estado, Ivani de Oliveira Penques. A mesa redonda foi coordenada pelo chefe do Planejamento da SMS de Aparecida, Alessandro Leonardo. O ciclo de palestras da manhã foi encerrado com o tema “A educação permanente”, apresentado pela fisioterapeuta Meire Incarnação Ribeiro Soares.

No período da tarde foram apresentados trabalhos de educação permanente desenvolvidos em Aparecida como tema “Planejamento estratégico participativo e educação permanente na Estratégia Saúde da Família (ESF)”, com o enfermeiro José Antônio Oliveira. 

 

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Diversos profissionais aproveitaram o Encontro para trocar experiências e relatar os desafios e vitórias do dia-a-dia no SUS, como o representante do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, e a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás(COSEMES), Carla Guimarães Alves. “Esse Encontro acabou sendo mais que regional, porque, devido à sua importância, se estendeu aos trabalhadores de todos os municípios goianos. A educação permanente faz cada um de nós repensarmos a atuação no SUS e a maioria dos problemas enfrentados pela população diz respeito à atenção primária, que precisa de eventos assim para desenvolver-se. É um trabalho que nunca para e rende frutos para todos, servidores e usuários”, afirmou Carla.

Na opinião da agente comunitária de Saúde Lainne  Cristina, que trabalha numa equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Tiradentes, em Aparecida, e que participa sempre que pode das constantes capacitações do Centro de Formação, o Encontro foi “uma aula de vida e de Saúde Pública.  Aprendi muito e defendo o SUS porque estudei no Inamps, que tinha antes e não era pra todos. Saio daqui estimulada, mais fã do Sistema e com muita informação para levar para os colegas e para os usuários”.

O 1º Encontro Regional terminou com as palestras “Educação permanente na unidade móvel odontológica”, com a gestora pública Sirlene Ricardo, e um debate sobre “Comunicação Interna nos Serviços”, com a psicóloga Vânia Rodrigues de Oliveira. 

 

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)