Evento é realizado em pontos diferentes da cidade para evitar aglomerações e permitir que os moradores contemplem o pôr do sol recheado de cores
Aparecida celebrou seus 99 anos de fundação e história nesta terça-feira, 11. Tradicionalmente o aniversário da cidade é celebrado com eventos públicos como o desfile cívico militar, o Aparecida Show e cerimonias religiosas. Devido a pandemia de Covid-19, as comemorações pelo segundo ano consecutivo foram adaptadas para evitar aglomerações e consequentemente a disseminação da doença.
Na tarde de ontem, 15 balões espalhados em pontos estratégicos coloriram o céu da cidade. Olhando para cima nos próximos dois dias, os moradores terão a oportunidade não apenas de contemplar a aquarela de cores, mas também refletir sobres os desafios superados nas últimas décadas, lembrar das conquistas que os enchem de orgulho e prospectar dias ainda melhores.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que prestigiou o primeiro final de tarde com o Festival Brasileiro de Balonismo, destacou à imprensa que mesmo em meio à pandemia a população tem motivos para celebrar o aniversário da cidade. Segundo ele, as conquistas alcançadas nos últimos anos são fruto das gestões administrativas e também da garra do povo aparecidense.
“Com a pandemia, não tivemos condições de realizar nossos grandes eventos, mas este festival é uma maneira de trazermos um pouquinho de alegria; as crianças estão eufóricas. Aparecida, que ficou muito tempo no ‘plano’ hoje ‘voa’, enchendo de orgulho sua população. Esperamos que nos próximos anos, a cidade continue sendo destaque para Goiás, para o Brasil e o mundo”, disse Mendanha ao ressaltar que as atividades deste ano marcam ainda o início das comemorações do centenário do município.
Ao celebrar os 99 anos de Aparecida, o prefeito projeta festa maior para o próximo ano. “Esperamos que no dia 11 de maio de 2022 possamos celebrar o centenário com uma grande festa, com grandes atrações, nos abraçando e comemorando com nossa população, inclusive, nossas crianças vacinadas”, pontuou o gestor municipal.
Quem saiu de casa para contemplar o colorido no céu de Aparecida não perdeu a viagem. Ao contrário, viveu e registrou momentos felizes, respeitando as orientações de distanciamento social e com uso de máscara. O aposentado José Ribeiro de Paula, 65, assistiu parte do espetáculo com brilho no olhar.
“Quando chegamos, Aparecida era simplesmente ali [apontando para Região Central] a igrejinha e a Vila Brasília, não tinha nem a Cidade Livre. Hoje, temos muito que comemorar: o crescimento da cidade, o asfalto e muito mais”, disse ele, morador da cidade há 45 anos, ao lado da esposa, Divina Maria dos Santos, e da netinha Emanuela Araújo.
Contemplação
O idealizador e realizador do Festival Brasileiro de Balonismo, Rafael Carvalho, explica que, por questões de segurança, os balões não podem sobrevoar grandes cidades. Assim, ele lembra que os balões irão permanecer até quinta-feira, 12, a uma altura de cerca de 100 metros em locais fixos e monitorados, permitindo que os moradores possam contemplar toda beleza do espetáculo à distância.
“Não podemos fazer esse tipo de evento, com o sobrevôo, em regiões metropolitanas. Estamos fazendo tudo controlado e com os balões fixados em cordas. Assim, mesmo de longe, em suas casas, as pessoas podem visualizar e admirar a beleza”, destacou o empresário que realiza festivais em diversas regiões do Brasil.
Parceria
O Festival Brasileiro de Balonismo é uma realização da prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag). A entidade, por meio de seus empresários filiados patrocina o evento que até a próxima quinta será realizado das 16h às 19h em vários pontos da cidade.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)