Prefeito Vilela destacou que a corporação está mais ativa e presente na sociedade, atuando em várias frentes, protegendo a cidade e seus cidadãos
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou nesta terça-feira, 27 de maio, uma solenidade especial em comemoração aos 31 anos da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento foi realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela e reuniu autoridades locais, estaduais e representantes das forças de segurança, como o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Renato Brum, a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues, os deputados estaduais Veter Martins e Cairo Salim, o presidente da Câmara, vereador Gilsão Meu Povo, além de demais vereadores e secretários municipais.
Criada em 1994, a GCM é responsável pela proteção do patrimônio público municipal e atua de forma integrada com outras forças policiais no reforço à segurança da população. Atualmente, a corporação conta com cerca de 500 agentes, com presença diária nas ruas, praças, escolas, unidades de saúde, feiras e repartições públicas. Ao longo dos anos a Guarda Civil se consolida como braço fundamental da segurança pública, apoiando desde o patrulhamento preventivo até grandes operações e iniciativas de proteção social.
Durante a cerimônia, além de homenagens, foi apresentado um balanço detalhado das ações da corporação nos primeiros meses da gestão do prefeito Leandro Vilela, com destaque para os avanços no patrulhamento preventivo, operações integradas, uso de tecnologia e combate ao crime.
Em seu discurso, o prefeito Leandro Vilela reforçou o papel da Guarda no cuidado com a cidade e valorizou a dedicação dos agentes.
“São 31 anos de serviços prestados com coragem e compromisso com a nossa população. A Guarda de Aparecida atua em várias frentes, não só na segurança, mas também em apoio à educação, à saúde, ao comércio e ao cidadão. Temos avançado com uma GCM mais presente e efetiva, graças ao empenho dos nossos agentes e ao apoio que temos garantido em estrutura e planejamento. Agradeço e parabenizo cada um dos nossos guardas pelo trabalho sério e pela dedicação à cidade e a população aparecidense”, pontuou o gestor municipal, acompanhado do vice-prefeito João Campos.
O secretário de Segurança Pública, coronel Marco Aurélio Godinho, também destacou os resultados da corporação e a diretriz da gestão municipal em favor da integração e da eficiência.
“A ordem do prefeito Leandro Vilela é clara: colocar a Guarda nas ruas com estrutura, presença e atuação estratégica. Hoje temos de 25 a 30 viaturas circulando por dia, operações constantes e integração com as demais forças. Os números comprovam os avanços, e a população está percebendo os resultados: temos dias consecutivos sem homicídios e queda nos principais indicadores criminais”, afirmou.
Balanço reforça avanço operacional da GCM
A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia tem se consolidado como peça-chave na política de segurança pública da cidade. Ligada à Secretaria de Segurança Pública, a corporação ampliou sua presença nos bairros, intensificou patrulhamentos preventivos e fortaleceu a integração com demais forças de segurança. O balanço dos primeiros cinco meses de 2025 comprova o avanço da GCM, que tem atuado com mais estratégia, tecnologia e proximidade com a comunidade.
Entre janeiro e maio, foram realizados 4.997 atendimentos, quase o dobro dos 2.806 registrados em todo o ano passado. No mesmo período, o número de ordens de serviço cumpridas passou de 475 para 1.184, um crescimento de 149%. A corporação também intensificou a presença preventiva em espaços públicos e estratégicos da cidade: só em 2025 foram 26.999 visitas e patrulhamento preventivo com auxílio das rondas ostensivas a escolas, 17.998 a unidades de saúde, 11.710 a repartições públicas, 6.038 a praças e parques, 4.199 a feiras e 2.927 a comércios.
As operações integradas também ganharam força. A Operação Aparecida + Segura somou 32 ações diretas neste ano, e o Programa Bom Dia Aparecida realizou 9.350 abordagens — quase três vezes mais do que em 2024. No combate ao crime, a GCM recapturou 40 foragidos da Justiça, apreendeu três armas de fogo, registrou 14 ocorrências de tráfico de drogas e atendeu 39 casos de violência contra a mulher. Um novo programa de proteção foi implementado com sucesso, garantindo acompanhamento de 390 medidas protetivas.
Além disso, ações do GGIM resultaram em 21 estabelecimentos fiscalizados — com 12 interdições —, 51 autuações, 319 abordagens e vistorias, 59 veículos vistoriados e quatro apreendidos. Outras ações de apoios as secretarias de Meio Ambiente e Planejamento e Regulação Urbana resultaram em autuações de apreensões, como a Aparecida Limpa que atuou de forma ostensiva no flagrante do descarte irregular de lixo e entulho.
Para o comandante da GCM, inspetor Milton Sobral, os números refletem o compromisso da corporação com a cidade e o investimento da gestão municipal.
“A GCM tem enfrentado grandes desafios com profissionalismo e resiliência. Nossa atuação é planejada, presente e integrada com as polícias Militar e Civil. Estamos investindo em tecnologia, com o Olhos de Águia e a malha de fibra óptica que cobre toda a cidade. As viaturas estão nos bairros, os agentes estão nas escolas, nas madrugadas, nos parques, e os resultados estão aí: segurança reforçada, armas e drogas retiradas de circulação e atendimento direto à população”, resumiu.