IFG abre inscrições para cursos profissionalizantes para mulheres

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


São 60 vagas para os cursos de pintura de obras e confeitaria. O objetivo é qualificar a mão-de-bra de famílias carentes e aumentar a renda familiar

 

Aparecida de Goiânia, 27 de janeiro de 2014 – O Instituto Federal de Goiás campus Aparecida de Goiânia abriu as inscrições para os cursos de pintura de obras e confeitaria. Os cursos são de curta duração e serão oferecidos somente para mulheres. Ao todo são 60 (sessenta) vagas, sendo 30 (trinta) para cada curso. Além de ser gratuito, as alunas participantes ainda recebem uma bolsa mensal que garante o transporte até o Instituto. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro nos CRAS e na Secretaria de Assistência Social.

As interessadas devem ter idade acima de 18 anos e renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. O critério de seleção é análise de vulnerabilidade da candidata. É necessário apresentar os seguintes documentos originais:

– Comprovante de renda ou cadastro em programa de auxílio do governo federal ou do governo estadual;

– comprovante de endereço;

– certidão de nascimento de dependentes;

– carteira de identidade;

– CPF. 

Início das aulas – De acordo com a Marcia Tatianne Cardoso, uma das gestoras do Mulheres Mil no Câmpus Aparecida, as aulas terão início no mês de março e serão realizadas em 3 (três) dias da semana, entre 13h30 e 17h10. Os cursos têm carga horária de 160 horas, e a previsão é de que as turmas sejam encerradas no mês de setembro. Ao final as alunas aprovadas receberão certificado de Formação Inicial e Continuada na área escolhida, expedido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFG (Proex) e pela Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus (Gepex).

Sobre o programa – O Programa Mulheres Mil busca atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, através de um processo educacional transformador que conduza à inserção social do público atingido. O é um programa do governo federal para melhoria de emprego e renda das famílias mais carentes. Em 2013 o câmpus Aparecida de Goiânia formou 54 mulheres, nos cursos de Pintura de Paredes (momenclatura alterada do curso de Pintura de Obras) e Sabonetes e Saneantes.

Segundo Alcilene Cavalcante, professora e também coordenadora do Mulheres Mil em Aparecida de Goiânia, os índices de subemprego e baixa renda são bastante elevados entre as mulheres do município, e a definição dos cursos foi embasada nas demandas locais. “A ideia do programa é aplicar a política nacional de tentar reduzir a desigualdade de gênero, elevando a escolaridade e promovendo condições de profissionalização dessas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, diz a gestora.

 

SERVIÇO

 

Assunto: IFG abre inscrições para cursos profissionalizantes para mulheres

Período de inscrições: Até 28 de fevereiro.

Locais de Inscrições: Secretaria de Assistência Social e unidades do CRAS.

Mais informações – IFG – 3507 5950 e Secretaria de Assistência Social: 3545 6523 


Com informações da Ascom IFG/Aparecida

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)