Aparecida de Goiânia, 14 de abril de 2015 – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) de Aparecida de Goiânia completa neste mês três anos de funcionamento. Sua criação fez parte da estratégia do governo federal de aumentar a oferta de vagas e de cursos da educação profissional no Brasil por meio da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O apoio da Prefeitura de Aparecida foi fundamental para a implantação da unidade no município. Além da doação da área de 100 mil metros quadrados, vários avanços foram consolidados na região, trazendo benefícios também à população, como a pavimentação asfáltica das ruas do Parque Itatiaia, a construção da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Vinovita Guimarães Silva e, em breve, será implantado o Parque Tecnológico.
Com três anos de existência, o campus já mostra grandes resultados. A diretora-geral do IFG, Ana Lucia Siqueira, salienta que os alunos que concluíram o nível médio em 2014, cerca de 80% comemoram a aprovação no Enem e em outros vestibulares. “Além disso, 929 moradores da região concluíram cursos profissionalizantes de curta duração, sendo 373 pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e 556 na modalidade de Ensino a Distância”, acrescenta a diretora. Entre os cursos regulares, o campus oferece bacharelado em Engenharia Civil, no período noturno, e os técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Agroindústria, Edificações e Química, em período integral e cursos de licenciaturas em Pedagogia e Dança.
Assim como o IFG, Aparecida também foi contemplada com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O pedido foi feito pelo prefeito Maguito Vilela ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, e foi a presidente Dilma Rousseff que concretizou a autorização em 2011, durante a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica.
O campus avançado da UFG está sendo construído em terreno de 500 mil metros quadrados, que foi doado à universidade pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira. As aulas da UFG já foram iniciadas temporariamente no campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do município. A UFG de Aparecida oferece três cursos superiores. O primeiro foi o curso de Engenharia de Produção, que começou em agosto de 2014. No primeiro semestre deste ano foram iniciadas as atividades dos cursos de Geologia e Engenharia de Transportes – o primeiro disponível em uma universidade pública.
“As novas unidades educacionais vieram para consolidar o novo perfil de Aparecida. A conquista do IFG e da UFG representa um marco na história no município. As instituições federais irão ampliar o desenvolvimento econômico e social da cidade, formando mão de obra especializada para atender a demanda do setor produtivo da cidade”, avalia o prefeito Maguito Vilela.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)