A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), vem promovendo e intensificando o paisagismo em diversas regiões do município. As ações fazem parte do projeto Embelezamento da Cidade que tem como objetivo decorar com flores as praças, parques, canteiros de ruas e avenidas, dentre outros espaços públicos, trazendo ao morador e visitantes, uma nova impressão de cuidado e apreço por Aparecida.
As ações de jardinagem tiveram início na Avenida Atlântica no Jardim Tropical, e desta vez, os locais que estão recebendo o toque especial são as Avenidas Alameda do Almeida com a Avenida Uru, no Jardim Luz e na Avenida Jataí, no bairro Santa Luzia.
O prefeito Gustavo Mendanha explica que a o projeto foi idealizado para complementar as ações de infraestrutura, saúde, educação e social que a cidade cidade vem vivendo nos últimos anos. “A realidade de Aparecida é de uma cidade que esta em constante desenvolvimento e cuidar de sua aparência também é fundamental. Vamos embelezar todos os cantos, deixando-os floridos, coloridos, perfumados e, principalmente, com mais qualidade de vida para nossa população”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, a previsão é que os trabalhos nas avenidas Alameda do Almeida e Avenida Jataí sejam concluídos em até 15 dias. Depois de finalizadas, as frentes de trabalho seguem para as Avenidas Tapajós e Brasília, no setor Vila Brasília. Segundo Max, o embelezamento esta sendo feito com um custo quase zero para os cofres públicos.
“Estamos utilizando materiais descartados como pedrisco, toras de madeira e pneus. O projeto conta com a implantação de caminhos de flores cercado por bolachas de madeira, floreiras feitas com cochos de madeira e caminho para passeio com os pedriscos, além da implantação das lixeiras ecológicas”, explicou o gestor que explanou que a expectativa do poder público é levar o benefício para todos os cantos da cidade.
Lixeira ecológica
Dentro do projeto de revitalização dos espaços públicos, uma das atrações é a lixeira totalmente ecológica que foi desenvolvida pelo artista plástico Moacir dos Santos Marcelino. O objeto feito de pneus coletados em Aparecida pelas equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde é preparado pelo profissional do departamento de Praças e Jardins da SDU e em seguida encaixado a um cano de PVC cheio de concreto para que não acumule água na parte interna.
Preservação do paisagismo
O prefeito ressalta a importância da preservação dos espaços e seus respectivos paisagismos, e lembra que a população pode contribuir com a integridade dessas áreas mantidas por toda a cidade. “A destruição de bens públicos é um dos atos inflacionais tipificados como crime contra o patrimônio público e pode sujeitar o infrator a pena como multa ou detenção”, alertou Gustavo Mendanha.
Em caso de dano ao paisagismo, a população pode alertar a Prefeitura. Se o munícipe se deparar com um ato de vandalismo em andamento, o ideal é que seja acionada a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Se o dano já estiver consumado, o munícipe pode dar ciência à própria SDU, pelo telefone (62) 3545-5809, informando o local avariado para que a Pasta possa providenciar a devida manutenção.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)