Independência Mansões recebe ações de combate a dengue

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 15 de fevereiro de 2013 – As ações integradas de combate aos focos do mosquito da dengue, realizadas pelas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura beneficiaram nesta sexta-feira, 15, o setor Independência Mansões. A iniciativa é da Diretoria de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental e tem como objetivo diminuir os registros da doença no município. “Sempre que realizamos a força-tarefa nos bairros, o número de notificações de pessoas infectadas com a dengue reduz consideravelmente. Por isso as ações e o apoio da população são importantes no combate ao mosquito transmissor”, informou a Diretora de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Vânia Cristina.

Segundo dados da SMS, em Aparecida de Goiânia já foram notificados 2.046 casos de dengue desde o início do ano. Em Janeiro foram notificados cerca de 1890 casos e 224 na primeira quinzena de fevereiro. O Garavelo é o bairro que lidera a lista dos 10 bairros com maiores incidências da dengue, com 68 casos notificados. O Buriti Sereno vem em segundo com 64 casos. O Bairro Independência Mansões é o décimo bairro com maior incidência da doença, com 41 casos registrados. “Apenas uma morte foi registrada neste ano em decorrência da doença. Estamos trabalhando para que este número não aumente e que o número de casos diminuam cada vez mais”, pontuou a diretora.

Os trabalhos tiveram início pela manhã com a visita a 5.298 imóveis, onde as equipes da Vigilância Sanitária, Saúde e Desenvolvimento Urbano fizeram o manejo ambiental; fumacê portátil e motorizado; inspeção em caixas d’água, cisternas e fossas abertas ou mal tampadas; autuação de imóveis irregulares pela Vigilância Sanitária; roçagem e limpeza de terrenos baldios; remoção de lixo e entulhos com caminhões caçambas e retroescavadeira. “Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas, conscientizando sobre os perigos da dengue, para que a população nos ajude a combater o mosquito”, informou a diretora de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Vânia Cristina.