Objetivo é aprimorar os trabalhos de recuperação da pavimentação asfáltica do município, trazendo novas tendências técnicas nos trabalhos de revitalização
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou na manhã desta terça-feira, 18, uma palestra técnica sobre tapa-buracos e recapeamento voltada aos colaboradores da Secretaria. A ação tem como objetivo aprimorar os serviços oferecidos à população na revitalização asfáltica do município por meio da capacitação dos colaboradores envolvidos nas operações de tapa-buracos do município.
Convidado pelo secretário Mário Vilela, o engenheiro Edson de Araújo trouxe conhecimentos sobre a importância de dar atenção a todas as etapas do trabalho de recuperação, desde o preparo do solo até o recebimento da pavimentação. Dentre os assuntos abordados, o palestrante mostrou como bons equipamentos e treinamento podem fazer a diferença no recapeamento da cidade.
“Nós nos reunimos com o pessoal que trabalha nas operações da Infraestrutura de Aparecida com o objetivo de dar uma reciclada nos colaboradores para que a prestação de serviços seja cada vez melhor. por isso, chamamos o professor Edson, que é especialista neste assunto para que, com a teoria e a prática unidas, possamos até o fim de maio estar com toda a malha viária de Aparecida reestruturada”, pontuou o secretário Mário Vilela.
O engenheiro Edson de Araújo aponta que esta é uma importante atitude da Seinfra para elevar a qualidade da malha viária de Aparecida. “Essa iniciativa da secretaria é muito importante porque mostra que a cidade busca qualidade e economia de materiais. Nossa palestra mostra que é possível fazer mais, com menos e com melhor qualidade”, comentou.
Ao longo dos próximos seis meses o engenheiro também irá acompanhar as equipes de recapeamento e tapa-buracos da Seinfra nos trabalhos in loco, onde dará orientações na prática aos colaboradores da secretaria de como devem ser trabalhados os materiais e a técnica de revitalização.
Papel da população
O especialista também alertou para a responsabilidade da população nos cuidados com a pavimentação da cidade. Segundo ele, um dos grandes vilões do asfalto é o descarte irregular de água na rua. “A água é um dos maiores causadores de buracos nas ruas e a educação da população tem um papel crucial na durabilidade da pavimentação da cidade”, afirma.
De acordo com o artigo 10 da Lei nº 792 do Código de Posturas de Aparecida de Goiânia, é proibido despejar sobre os logradouros públicos as águas de lavagem de roupas, louças ou calçadas, conhecidas como água servida, das residências ou dos estabelecimentos em geral. O documento também orienta como deve ser o descarte do líquido após utilizado.
A Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida reforça que essa prática pode acarretar em multa para o morador com valores de até R$ 710,87 podendo dobrar em caso reincidente. A população também pode fazer denúncia anônima deste tipo de prática pelo telefone 62 3238-7210.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)