Lançada a revisão do Plano Diretor de Aparecida

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 30 de abril de 2014 – O prefeito Maguito Vilela, o secretário de Planejamento Afonso Boaventura e representantes da empresa Ambiens, lançaram oficialmente a revisão do Plano Diretor de Aparecida, na manhã desta quarta-feira (30). O Plano Diretor será revisado por equipes da Prefeitura, com acompanhamento técnico da empresa Ambiens Sociedade Cooperativa, contratada por meio de licitação. A solenidade foi realizada no Sesi de Aparecida.

Para Maguito Vilela, a revisão do plano significa um grande avanço socioeconômico da cidade. “Leis do Plano antigo não permitem condomínios fechados, por exemplo, e isso é um atraso para o desenvolvimento do municípío. Por isso o papel do poder público é contribuir para que a iniciativa privada invista cada vez mais nos setores urbanísticos e comerciais de Aparecida para continuar gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Faremos tudo com segurança e responsabilidade, mas com celeridade, porque todos temos interesse em resolver os problemas da cidade”, enfatizou o prefeito.

O próximo passo é realizar audiências públicas para debater as alterações propostas para o Plano. Segundo Afonso Boaventura o objetivo do evento é convidar todos os aparecidenses a participarem da revisão do Plano. “O conjunto de leis do Plano deve ser pensado junto com a população. Queremos fazer um plano participativo, realizando audiências com vários segmentos da sociedade civil e entidades de todas as regiões da cidade”, frisou. Ainda de acordo com Afonso, depois desta etapa, o projeto será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores.

O vereador e presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB), também destacou a importância da revisão do Plano Diretor para o crescimento de Aparecida. “Nosso município precisa estar preparado para receber tantos investimentos e benefícios. São várias empresas querendo se instalar aqui, além de contrução das unidades de ensino técnico e superior, shopping, aeroporto e implantação de novos polos. Precisamos criar condições para o crescimento ordenado, responsável e com qualidade de vida”, avaliou o representante da câmara de vereadores.

A arquiteta da Ambiens, Debora Follador,  também presente na solenidade, contou que a equipe técnica da Ambiens ficará responsável por organizar as audiências em toda cidade, além das oficinas temáticas que serão realizadas a partir da próxima semana nas escolas, com participação de pais, alunos e profissionais da educação. “A Ambiens fará todo acompanhamento técnico, com profissionais capacitados, mas contando sempre com a parceria e aprovação da Prefeitura nas nossas ações”, ressaltou. A previsão é concluir os trabalhos de revisão até dezembro.

O Plano Diretor de Aparecida foi criado em 2002 e deve ser atualizado a cada dez anos. A renovação do instrumento fará com que o desenvolvimento município deixe de esbarrar em artigos do antigo Plano e cresça com mais celeridade e com sustentabilidade. “Temos que fazer uma lei que atenda o hoje pensando no amanhã, a realidade de 2002 não é mais a mesma de hoje e dos próximos dez e vinte anos. Estamos animados com a experiência da Ambiens. Eles possuem profissionais técnicos capacitados que já estão conhecendo a cidade e dando andamento ao cronograma”, ressaltou Afonso Boaventura.

Ambiens Sociedade Cooperativa A empresa que fará a revisão do Plano Diretor é uma organização coletivista de profissionais fundada em julho de 2000 na cidade de Curitiba, no Paraná. O escopo de sua atuação envolve as temáticas da Cidade, do Campo e do Trabalho Emancipatório. Nesses temas, a empresa desenvolve projetos relacionados ao planejamento urbano, rural e regional; ao desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de habitação, regularização fundiária, desenvolvimento agrário e turismo; à gestão ambiental; à gestão do patrimônio histórico e cultural; à gestão participativa e ao cooperativismo popular.

Também estavam presentes durante a solenidade, o vice-prefeito Ozair José (PT), vereadores, secretários municipais, equipes da Ambiens, além de líderes de bairros e lideranças políticas.