Aparecida de Goiânia, 06 de abril de 2015 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), participou na tarde desta segunda-feira (06) da comitiva que recepcionou o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, em sua vinda a Goiânia para conferir de perto o andamento das obras de extensão do Terminal Aeroviário de Goiânia. “A determinação da presidenta Dilma Rousseff feita em sua recente visita a Goiânia, é de que este novo terminal já esteja operando em novembro, antes do período das chuvas” – afirma o ministro, que também foi recepcionado pelo Governador em exercício, José Eliton (DEM) e pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).
“Naturalmente que esta é uma obra que também tem uma enorme importância para Aparecida, uma vez que os voos executivos da região passarão a ser operacionalizados no Aeroporto Rosa dos Ventos, cujas obras estão em vias de serem iniciadas” – afirma Maguito Vilela. O investimento total da ampliação do Aeroporto de Goiânia será de R$ 460 milhões. “Em novembro, após a inauguração, este terminal aeroportuário poderá ser definitivamente considerado como sendo internacional, podendo receber aeronaves de diversos países”. Eliseu Padilha explica ainda que, com a reforma, o acesso à entrada principal do aeroporto de Goiânia se dará pela BR-153.
Durante a vistoria o ministro explica que o terminal passará dos atuais 8 mil metros quadrados de extensão para 34 mil. “Atualmente a capacidade operacional do aeroporto de Goiânia é de 3,5 milhões de passageiros por ano. Com a ampliação, passará a atender cerca de 10 milhões de pessoas, com autonomia para até 2025”. Eliseu Padilha conta que o novo terminal terá quatro pontes de embarque, cada uma com dois portões, além de 1.548 novas vagas de estacionamento, 23 balcões de check in e 07 novas máquinas de raio-x. A área comercial também será ampliada em cerca de cinco vezes.
Além do ministro Eliseu Padilha, também esteve em Goiânia participando da inspeção das obras o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale. Na comitiva que os recebeu também estiveram presentes, além dos prefeitos de Goiânia e de Aparecida, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB); o secretário estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Região Metropolitana, Vilmar Rocha; e também o empresário e ex-secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Luiz de Campos.
Rosa dos Ventos
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a construção do Aeroporto Executivo de Aparecida de Goiânia, de nome Rosa dos Ventos, em março de 2013. Todo o processo de sua implantação desde a concepção do projeto executivo, realizado em parceria com a Aciag, está sendo inspecionado pela ANAC e outros órgãos competentes. “Aparecida conta hoje com uma dos maiores e mais diversificados parques industriais do país e tem uma localização estratégica. A Construção deste terminal aeroportuário de padrão executivo é apenas uma consequência deste do trabalho que estamos realizando” – conta o prefeito Maguito Vilela.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)