Prefeito também se reuniu com representante do Ministério da Fazenda para inclusão do município no Programa Nacional de Apoio à…
Prefeito também se reuniu com representante do Ministério da Fazenda para inclusão do município no Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros
Aparecida de Goiânia, 18 de junho de 2014 – O prefeito Maguito Vilela e os secretários Carlos Eduardo de Paula (Fazenda) e André Luis (Controle Interno), cumpriram agenda nesta quarta-feria, 18, em Brasília. A primeira reunião foi realizada com o secretário Executivo do Ministério do Planejamento, João Guilherme Rocha Machado e integrantes do Grupo Técnico de Assistência Internacional do Ministério de Planejamento (Getec).
Na pauta a apresentação do projeto de financiamento no valor de U$ 35 milhões junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). Os recursos fazem parte da 2ª etapa de empréstimo para obras de mobilidade e infraestrutura no município. Aparecida já conseguiu 35 milhões de dólares para a construção de três avenidas, pavimentação asfáltica e a implantação do Parque Tecnológico de Aparecida.
Com o novo financiamento, a expectativa da prefeitura é a de construir dois eixos viários leste-oeste. As obras serão realizadas na região do Setor Garavelo. Uma avenida ligará o Bairro Itapuã à Avenida Rio Verde passando pelo Anel Viário. E obras de pavimentação nos bairros.
“Este 2º financiamento será a complementação dos recursos conquistados em 2012 e tem como objetivo melhorar ainda mais a mobilidade urbana em Aparecida e construir obras importantes na cidade na área de infraestrutura”, enfatiza o prefeito Maguito Vilela.
O secretário de Controle Interno, Andre Luis informou que o projeto de financiamento internacional da prefeitura foi bem avaliado pelos representantes do Getec e a expectativa é de que aprovem o mais rápido possível. “Eles entenderam que o município necessita do empréstimos para atender as demandas reais da população, por isso nossa expectativa é de que aprovem o financiamento no início de 2015”, disse o secretário.
André Luis explica que após a avaliação do projeto o grupo representando por integrantes dos Ministérios da Fazenda e Planejamento, Itamaraty e Tesouro Nacional, fará os questionamentos ao projeto que deverão ser respondidos pela Prefeitura e em seguida segue para a aprovação pelo Getec.
A reunião foi acompanhada ainda pelo consultor da Prefeitura na elaboração do projeto de financiamento junto ao Banco Andino, Sostenes; e da coordenadora, dentro do Ministério do Planejamento, dos financiamentos do Banco Andino, Vanda Taguari.
PNAFM – Após a reunião no Ministério do Planejamento o prefeito Maguito Vilela e os secretários Carlos Eduardo (Fazenda), André Luis (Controle Interno) e o predidente do Conselho Recursal Tributário, Floriano Carlos Batista, se encontraram com o Coordenador Geral da Unidade de Coordenação de Programas do Ministério da Fazenda, Luiz Alberto Palmeira.
A reunião teve como objetivo apresentar o projeto de captação de recursos no valor de R$ 12,9 milhões na terceira fase do PNAFM – Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros. “Este é um programa voltado para a modernização do processo administrativo e de arrecadação do município e esse recurso será aplicado em ações de integração da área fiscal e reestruturação da administração tributária e orçamentária, além de complementar a construção do anfiteatro, já em licitação”, explicou o secretário Carlos Eduardo de Paula.
O secretário informou que a reunião foi bastante produtiva e positiva, já que o coordenador de programas Luiz Alberto Palmeira, afirmou que foram reabertos os processos de financiamento e a Prefeitura de Aparecida passa mais uma vez na frente, pois já apresentou o seu projeto, que está sob análise do Ministério da Fazenda.
“Aparecida já está apta para receber o financiamento e a nossa expectativa é de que com as contratações sendo iniciadas já no segundo semestre, consigamos os recursos para os projetos de modernizações da administração municipal”, explana o secretário.
Nos seus diferentes eixos, o projeto prevê a construção de mais unidades de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs); ampliação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI); um anexo da Secretaria da Fazenda; revisão do Plano Diretor; Implantação do sistema 4G.
No que diz respeito à administração tributária, o projeto estabelece ainda a implantação da Nota Fiscal Eletrônica; equipar o Cadastro Imobiliário; implantação do Cadastro Econômico de Contribuintes; equipar as coordenadorias de Edificações e Posturas, da Procuradoria Fiscal do Município e Superintendência de Receitas Tributárias. Para melhoramento da gestão fiscal, também estão previstos estruturação das coordenadorias de Almoxarifado, Patrimônio, Arquivos e Documentos e Contas e Tesouraria.