Aparecida de Goiânia, 14 de dezembro de 2015 – Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os perigos da proliferação do mosquito da dengue, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) assinou na tarde desta segunda-feira, 14, o decreto de nº 313/2015, que declara estado de emergência em saúde pública em Aparecida e cria plano de ação de 90 dias para combater o mosquito Aedes Aegpypti. O evento de assinatura do decreto foi realizado no Centro de Cultura e Lazer José Barroso e contou com a presença da secretária de Saúde, Vânia Cristina, demais secretários municipais, vereadores e integrantes da sociedade civil.]
“A dengue é hoje uma responsabilidade do poder público e da sociedade. Por isso precisamos tratar desse problema com muita seriedade e nestes próximos 90 dias, vamos criar ações e caminhos para combater o mosquito que é o transmissor tanto da dengue quanto da chikungnya e também da Zika, que pode ser a causa da microcefalia em recem nascidos. E além disso vamos reunir todas as lideranças para que informem a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito. Todos têm de se conscientizar, não adianta uma família combater vetor e o vizinho não fizer o mesmo serviço”, destacou o prefeito.
O decreto busca mobilizar tanto a população quanto a sociedade civil organizada como Exército, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM), Associação de Moradores, Igrejas, Rotarys e Lions, Grupo de Escoteiros dentre outros. “Muito importante informar à comunidade todos os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Reforçaremos que todos temos a nossa parcela e não jogar lixo em lotes baldios, limpar os seus quintais, fazer o ritual de limpeza que todos conhecem”, enfatizou o presidente da Associação de Moradores da Vila Maria, Hélio Martins.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida, já foram notificados até o momento, mais de 16 mil casos de dengue no município, um aumento de 64% em relação ao ano de 2014. “O Aedes Aegypti hoje trasmite outras três doenças além da dengue e está sem controle, onde vivemos uma constante epidemia da doença. Neste ano de 2015 são seis casos confirmados de morte em decorrência da dengue e oito ainda estão em investigação. Esta é uma fase difícil, temos que nos unir, poder público e sociedade, pois o poder público sozinho não terá êxito no controle deste vetor”, frisou a secretária de Saúde, Vânia Cristina.
Dados da SMS esclarecem que os campeões na lista de criadouros do mosquito da dengue são o lixo doméstico de dentro de casa e também o que é jogado nas ruas e em lotes baldios. Com a escassez de água, o depósito de água a nivel de solo, que são os baldes e tambores em que a população armazena água. O terceiro local campeão de criadouros do mosquito transmissor da dengue são os pneus sem vida útil jogados na rua. “Realizamos quatro grandes operações neste ano onde foram recolhidos mais de 250 mil pneus das ruas de Aparecida”, disse a secretária.
Para o secretário de Governo, Euler Morais, este é momento de todos se unirem para zelar pela saúde de nossa cidade. Para tanto serão multados aqueles que não contribuírem com a luta e continuarem fechando a porta de suas casas para os agentes ou jogando lixo nas ruas. “A mobilização é para todos os órgão públicos municipais e também para a sociedade civil organizada para lutar contra este mosquito. A partir de hoje várias medidas serão tomadas, inclusive multando, aqueles que ajudam com a proliferação do mosquito. É preciso educar e orientar, mas às vezes só isso não adianta”, sublinhou o secretário.
No plano de ação destacado pelo decreto, os agentes de endemias da SMS estarão autorizados a entrar, acompanhados de autoridade policial, em casas fechadas ou abandonadas. A SMS poderá ainda solicitar sempre que necessário pessoal e equipamentos dos outros órgãos da prefeitura na missão de combater os focos de proliferação do mosquito, oferecendo sempre atendimento médico adequado à população. Também, por meio do decreto, fica dispensada a necessidade de licitação para a aquisição de bens e contratação de obras e serviços necessários para o combate ao Aedes Aegypti.
O vereador Ezízio Barbosa (PMDB), representou a Câmara de Vereadores na solenidade de assinatura do decreto e frisou que a parceria entre os dois poderes só vem para ajudar nesta guerra contra o mosquito transmissor da dengue. Ezízio explanou que todos devem ter a consciência de que a luta não pode ser apenas do poder público. “Todos os moradores devem ter essa consciência de limpar o seu quintal uma vez por semana. Estamos todos envolvidos nesta luta contra o mosquito Aedes Aegypti. A saúde de nossa cidade depende da conscientização de todos”, justificou Ezízio, que estava acompanhado dos demais vereadores da Casa.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)