Maguito e vereadores realizam balanço das atividades realizadas no 1º semestre de 2014

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de julho de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e os vereadores realizaram nesta terça-feira, 8, durante almoço no Espaço Plaza Mayor, no bairro Independência Mansões, balanço das ações e projetos realizados no primeiro semestre de 2014. “O governo municipal e a Câmara Municipal são compostos por integrantes de vários partidos políticos, mas nosso partido principal é a cidade de Aparecida. Por isso, que neste semestre os poderes Executivo e Legislativo conseguiram avançar em várias áreas aprovando importantes projetos para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o peemedebista.

Na avaliação do secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, o bom relacionamento entre os dois poderes reflete no desenvolvimento da cidade. “Nós sempre tivemos respaldo da Câmara nas nossas ações“, pontuou. O secretário enfatizou ainda o respeito entre os dois poderes. “É uma relação de igualdade. São dois poderes que falam a mesma língua e quem ganha com isso é o município”, sublinhou.

O encontro contou com a participação da maioria dos vereadores, entre eles o presidente da Câmara, vereador Gustavo Mendanha (PMDB); o vice-presidente Willian Ludovico (SDD); líder do Governo na Câmara, Edilson Ferreira (PMDB); e os vereadores Ezízio Barbosa e Arnaldo Leite, ambos do PMDB; Claúdio da Unifan e Francisco Gaguinho, do PSC; Delegada Cybelle (PSDB); Élio Bonsucesso e Marcone Marinho, da bancada do PTB; Gilsão ‘Meu Povo’ (PRTB); Gleison Flávio (PT do B); Jadson Corceli (Pros); pastor Claúdio Nascimento (PRB); Rosildo Manoel (PP); Valdemar Sul D’América (PDT) e Vandinho (PTC). O presidente da Casa justificou que a ausência dos demais se deve ao recesso parlamentar.

O vereador Gustavo Mendanha também fez uma avaliação positiva das ações durante o primeiro semestre deste ano. “Enquanto a gente percebe problemas de quórum em outras casas legislativas do País, aqui tivemos praticamente 100% da presença dos parlamentares em nossas sessões e, às vezes, mesmo sem a ordem do dia, aproveitamos o tempo para debater assuntos que são de interesse da população”, enfatiza

O vereador enumerou também ações que atendem os interesses da comunidade aparecidenses como o Planos de Cargos e Salários dos Servidores da Saúde e da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA). Ressaltou a importância da realização de várias audiências públicas, como a que discutiu o Projeto de Lei 41/14, que altera o Código Tributário do município e propõe a redução das taxas para os feirantes de Aparecida.

Outro momento importante e que reforçou a relação harmoniosa foi a prestação de contas do Poder Executivo realizada por Maguito recentemente. “Também demonstramos nosso papel como vereadores, que é fiscalizar. Ficamos satisfeitos com a prestação de contas, porque vimos que os recursos estão sendo muito bem aplicados pela Prefeitura de Aparecida”, lembrou Gustavo.

O líder do Governo na Câmara afirmou que a relação harmoniosa entre o prefeito e os vereadores se deve também as inúmeras obras espalhadas pela cidade. “O prefeito Maguito Vilela (PMDB) promove uma administração inovadora e dinâmica. Todas as regiões de Aparecida contam com obras da prefeitura e isso facilita o trabalho dos vereadores que os legítimos representantes do povo aparecidense”, pontuou Edilson.

A Câmara também abriu as portas para a discussão do nono Plano Diretor da cidade, que está em fase de elaboração, e ainda o Projeto 058/14, que institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “A Câmara tem sido unida e não temos políticas contrárias ao povo. Maguito também sempre teve o cuidado de ser respaldado pelas leis, por essa razão, os projetos são frutos de parceria”, avaliou o vereador Vandinho.

Segundo a vereadora Cybelle Tristão (PSDB) ser de um partido da oposição não influencia o trabalho na Câmara. “Ser oposição partidária não quer dizer ser oposição pessoal. Nós estamos na Câmara visando o bem da população e temos trabalhado em cima dessa concepção”, afirmou a tucana.

Além do prefeito, dos vereadores e do secretário de Governo, participaram da reunião o vice-prefeito Ozair José (PT); a chefe de Gabinete do Prefeito, Tânia Andraskcho, e o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior.

Prefeito sanciona lei que regulamenta fechamento de futuros loteamentos

Foi sancionado, no último dia 02 de julho, o projeto de Lei complementar N° 88 que regulamenta o fechamento de loteamentos ou de áreas urbanizadas com intuito residencial ou empresarial. A lei propõe ainda que os lotes sofrerão uma redução de 360 metros quadras para 250. “Nosso objetivo é baratear o preço dos lotes, e dar oportunidade para que pessoas das classes mais baixas possam morar em condomínios fechados”, avaliou o secretário de Governo Euler de Morais.

Ainda segundo o secretário, poucos municípios no Brasil possuem essa legislação, por essa razão as grandes empresas do ramo imobiliário procuram esses municípios. “Empresas como FGR e Alphaville estavam esperando por essa lei para executarem seus projetos aqui no município, eles vão poder construir condomínios, oferecendo um espaço dotado de infraestrutura com água tratada, rede de esgoto, asfalto, iluminação, parques com preços para todas as camadas sociais”, explicou.

O secretário ressaltou que a lei se baseou na realidade e conjuntura atual da cidade. “A adequação dos lotes vem para atender uma demanda fundamentada em pesquisas empresariais, urbanização com infraestrutura e mais qualidade de vida para a população”, concluiu.