Maguito Vilela e Paulo Garcia acertam parceiras para as obras do BRT em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de junho de 2015 – Os prefeitos Maguito Vilela (Aparecida) e Paulo Garcia (Goiânia) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 24, na sede da Prefeitura de Aparecida para acertar detalhes da transferência da permuta de uma de 14 mil metros quadrados dos Correios, que fica na congruência das avenidas Rio Verde, Paraguassu e Tapajós, na Vila Brasília, para a construção de um terminal de embarque e desembarque de passageiros do Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul, que interligará Aparecida à região norte da capital.

“O BRT Norte-Sul beneficiará a população das duas cidades. Por isso, estamos viabilizando a parceria para a permuta de áreas para que seja implantado no local  um terminal de ônibus moderno e confortável”, destacou o prefeito de Aparecida.  A Prefeitura de Aparecida realizará a permuta de outra área com mesmo valor venal com os Correios para ceder o terreno na Avenida Rio Verde para a implantação do BRT. “Não haverá nenhuma dificuldade porque a obra é de interesse público e, lógicamente, de interesse de todos os envolvidos. Agora, precisamos observar a legislação, mas fazer tudo com a celeridade necessária”, argumentou Maguito.

Durante a visita a sede da Prefeitura de Aparecida, o prefeito de Goiânia explicou a urgência de se resolver a situação dos Correios. “A frente norte do BRT está com obras avançadas e precisamos dar início nas obras da frente sul e a transferência desta área dos Correios para a prefeitura de Aparecida, que é nossa parceira, é imprescindível para o andamento dos trabalhos de implantação desse importante corredor do do transporte coletivo”, sublinhou Paulo Garcia.

Foram apresentadas três áreas que poderão ser permutadas com o Correios no município de Aparecida, sendo que uma delas foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB), que é a área onde seria construída a nova sede do Legislativo às margens da BR-153 na região Central. “Como a Câmara já tem uma nova área no Setor Village Garavelo para construir a nova sede, podemos colocar a disposição a nossa outra área”, detalhou.

Existe ainda um terreno na região leste que pertence à prefeitura de Goiânia e que fica próxima à extensão do Anel Viário e do desvio da BR-153 e também uma área na região mais industrializada da cidade. Essas áreas deverão ser analisadas pelo Correios, que deseja implantar mais um Centro de Distribuição de Cartas e Encomendas.

“Nossa previsão para essa nova área é construir mais um Centro de Distribuição, por isso precisamos avaliar a logística da nova área e também não pode ter valor venal menor que o valor da atual área do Correios que será permutada. Nós já conversamos com o diretor nacional e não há nenhum impedimento para o processo de permuta, mas precisamos de uma área que tenha uma boa localização para dar viabilidade aos projetos da empresa e não precisa ser apenas uma área, dependendo, podem ser duas ou três que atinjam o valor venal da nossa área atual”, salientou o diretor regional do Correios em Goiás, Sérgio Repolho.

No final da reunião foi formada uma comissão com representantes técnicos das duas prefeituras e do Correios para analisarem as três áreas propostas e assim darem o parecer final na próxima reunião, que ficou pré-agendada para terça-feira da próxima semana. Chefiará a comissão pela prefeitura de Aparecida o secretário de Planejamento Afonso Boaventura. O representante de Goiânia será o coordenador da implantação do BRT, Ubirajara Abud e pelo Correios o representante será o diretor adjunto, Valdeir Pimenta. Também estiveram presentes na reunião os secretários Euler Morais (Governo), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Júlio Lemos (Habitação), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Valdemir Souto (SMTA) e Mário Vilela (Infraestrutura).

TERMINAL GARAVELO – O prefeito Maguito Vilela e o vereador Edilson Ferreira (PMDB), solicitaram também, durante a reunião, que a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) realize estudo de viabilidade da extensão do BRT Norte Sul do Terminal Cruzeiro até o Terminal Garavelo, beneficiando também aquela região do município. “Já há a viabilidade de extensão do BRT até o Terminal Veiga Jardim e agora buscamos o parecer viável para extendê-lo até o Garavelo. Caso o parecer seja favorável vamos elaborar o projeto e buscar recursos para a execução da obra”, ressaltou o prefeito ao lado do vereador que representa a região.

BRT – Considerado um dos principais projetos de mobilidade do país, o BRT é um corredor exclusivo para ônibus que interligará a região noroeste da Capital ao município de Aparecida. Dos 21,8 quilômetros de extensão do corredor, oito quilômetros serão em Aparecida. O BRT sairá do Terminal Cruzeiro do Sul, que fica na Avenida Rio Verde, no Jardim Nova Era, com destino ao Terminal do Setor Recanto do Bosque, em Goiânia. Para garantir o início das obras, a Prefeitura de Aparecida está conduzindo desapropriações na região, a maioria concentrada na Avenida Rio Verde. O sistema BRT será implantado com o objetivo de criar eixos de transportes integrados à rede existente.    

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)